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Modelos de negócio em Self-Publishing

Antes de falarmos de modelos de negócio em self-publishing, convém perguntar: você sabe exatamente de onde veio essa expressão complicada e qual sua relevância no mercado editorial?

Pois bem, self-publishing, termo livremente traduzido para o português como autopublicação, surgiu como uma alternativa para autores que, por algum motivo, não conseguiam publicar seus livros nas editoras tradicionais. Começaram a se revelar casos de sucesso entre estas publicações independentes, o que abriu os olhos das editoras para novos nichos e contribuiu para o surgimento de serviços voltados especialmente para este público.

Esta nova modalidade de publicação já se fortaleceu nos Estados Unidos há algum tempo e agora começa a ganhar força por aqui. Conforme prometido no post anterior, detalho abaixo alguns modelos de negócio em Self-Publishing existentes no Brasil.

  • Snap-Publishing: Este é um modelo de negócio somente para venda do livro digital. O autor sobe o arquivo de seu livro, incluindo a capa e os metadados e passa a vender, muitas vezes com exclusividade, por este canal. Tem a vantagem de ser rápido, apesar de um pouco complexo para processar. Neste caso, o autor deve fazer todo o trabalho editorial, desde texto até diagramação e capa. A divulgação também é por conta própria.
  • Apenas serviços editoriais: Neste caso, as editoras oferecem serviços ligados ao texto, diagramação, imagens, capa e eventualmente imprimem os exemplares, mas não distribuem ou divulgam o livro.
  • Serviços editoriais e venda no site: É uma variação da anterior, mas soma o serviço de disponibilização da venda do livro apenas no seu site.
  • Serviços editoriais e distribuição: Além dos serviços editoriais, a editora faz a distribuição digital e eventualmente física.
  • Serviços editoriais, de marketing e distribuição: Todos os serviços da cadeia são prestados para que cada escritor consiga atingir seus objetivos. É uma espécie de consultor editorial particular.

No caso das que oferecem distribuição, é importante saber como se dá esse processo. Se a editora prometer pilhas de livros nas lojas físicas, desconfie. Se não assinar um compromisso de que estará disponível nas lojas online, desconfie. Distribuição, tanto digital quanto física, é um serviço complicado e apenas os mais experientes conseguem oferecer com qualidade.

Como podem ver, existem diversos modelos de negócio e oferta variada de serviços. Se estiver pensando em fazer self-publishing, procure um que se ajuste a seus objetivos.

Imagem adaptada de: pixabay/PublicDomainPictures

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Daniel Pinsky

Daniel Pinsky é administrador formado pela FGV com Mba de varejo pela Fia e mestrado pela Fea/Usp. Trabalha no mercado editorial desde 1987. É sócio da Editora Contexto e fundador da Editora Labrador.

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