Skip to main content

Como funciona a publicação infantil?

É difícil conhecer uma pessoa que, ao folhear um livro infantil, não tenha aquela sensação gostosa de se desligar por alguns instantes da realidade para viajar por esse fascinante universo. Mas a literatura infantil não tem apenas como objetivo entreter, ela tem também um importante papel na sociedade. As cores, os desenhos e a fantasia na narrativa criam momentos lúdicos e ajudam na alfabetização. Há diversas pesquisas sobre a importância dos livros infantis na formação de novos leitores e no desenvolvimento cognitivo da criança. Mesmo assim, muitos desconhecem as etapas envolvidas na produção editorial de livros do gênero.

Neste post, abordaremos as principais etapas do processo editorial de uma publicação infantil, para que autores e leitores tenham ideia da dificuldade em transformar originais naqueles livros maravilhosos que vemos nas prateleiras das livrarias e lojas online.

 

  1. A ilustração

Um item muito importante no processo é a ilustração. As histórias infantis não são contadas apenas pelas palavras, os desenhos tem um papel fundamental na compreensão do contexto e na retenção da atenção da criança durante a leitura. Encontrar um ilustrador que consiga captar a história e as ideias do autor para traduzi-la em forma de imagens é uma das primeiras e mais difíceis etapas do trabalho. Cada ilustrador costuma ter um traço, um estilo e trabalha melhor com uma técnica. Existem técnicas manuais e digitais, e, dentro delas, há vários métodos: carvão, aquarela, pastel, etc. O serviço de ilustração não é barato, nem rápido, mas é essencial para que a obra fique encantadora.

 

  1. A diagramação

Depois de ilustrado, o livro precisa de uma diagramação que consiga unir harmonicamente história e desenhos. O diagramador terá de testar a fonte, a quantidade de texto por página, o tamanho da entrelinha e da margem, a posição da ilustração na folha, tudo isso para que a publicação fique agradável visualmente e cumpra seu objetivo. Dependendo do estilo da obra, o uso de vinhetas[1] também pode ser indicado, como em livros clássicos de contos de fadas.

 

  1. O papel

Outro elemento relevante em uma obra infantil é o papel utilizado. A qualidade e a gramatura do papel são importantíssimas para que a imagem não “vaze” para a próxima página e para que as ilustrações tenham boa definição e visualização. Mas, nessa área de publicação, também há obras com outros materiais, como madeira, pano, plástico, entre outros. Esse é o universo dos livros interativos, que permitem que a criança brinque com fantoches, ouça músicas, teste diferentes texturas, desenvolvendo assim suas habilidades visuais, táteis e auditivas.

 

  1. Conversão para livro digital

Para obras infantis, é utilizado o layout fixo na conversão para o formato digital, que mantém o design da página igual ao livro impresso. Por ter ilustrações e diagramação especial, é o trabalho mais recomendado para o gênero. Algumas conversões também possuem animações e interatividade, o que torna o e-book mais estimulante para as crianças.

 

Produzir um livro infantil demanda muito trabalho, mas o resultado, além de encantador, é extremamente gratificante. Nós, da Editora Labrador, adoraríamos publicar sua obra infantil. Peça um orçamento aqui.

 

[1] Vinheta é um elemento gráfico decorativo utilizado em livros. Normalmente é utilizada em títulos ou separações de capítulos.

Fonte da imagem: Prawny/Pixabay

mm

Beatriz Simões

É graduada em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Trabalha na área editorial há mais de uma década, atuando como editora e revisora em diversas linhas temáticas editoriais.

13 thoughts to “Como funciona a publicação infantil?”

  1. Olá!
    escrevo historias infantis, cronicas, historias em forma de poesia, algumas estão prontas outras preciso corrigir.
    gostaria de saber , como funciona o papel da editoral(labrador). Como saber se meus textos e historias tem chance de atingir o publico infantil. Como a editora poderia me ajudar a esclarecer essas duvidas.

    1. Oi, Ormelinda

      Boa tarde! 🙂 Obrigada pelo comentário!
      Para tirarmos suas dúvidas você pode entrar em contato conosco pelo número (11) 3641-7446 ou você pode também nos enviar o seu original por e-mail (contato@editoralabrador.com.br) que te encaminhamos um orçamento personalizado.

  2. Tenho varias histórias infantis escritas, mas ainda sem ilustração. Gostaria de ver a possibilidade de publicação. Como proceder.
    Obrigada
    Maria Antonieta Voivodic

  3. Boa tarde, estou escrevendo um livro infantil e gostaria de pedir um orçamento para a ilustração e publicação do mesmo.
    Obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MANUAL GRÁTIS