Skip to main content

10 livros rejeitados antes do sucesso

Olá, caro leitor e, por ventura, escritor! Vamos bater um papo sobre livros rejeitados, sucesso e talento no mercado editorial.

Quantas vezes, ao escrevermos um texto, somos contagiados pela sensação de que está tudo muito ruim e mal escrito? São incontáveis os momentos em que vem aquela tentação de apagar tudo e recomeçar do zero, certo?

A maioria dos escritores em início de carreira passa pelo pesadelo de ter seus originais rejeitados por alguma(s) editora(s). Ter as portas fechadas em inúmeras tentativas de publicação do livro é algo que pode acontecer com qualquer um. Uma prova disso é o histórico de autores hoje consagrados, mas que foram rejeitados por inúmeras vezes ao tentar publicar suas histórias.

Ranqueamos abaixo o que consideramos as dez maiores rejeições de livros que, posteriormente, tornaram-se grandes sucessos:

 

1. Harry Potter e a pedra filosofal – J. K. Rowling

Imagina só o arrependimento das mais de 12 editoras que rejeitaram os originais de Harry Potter depois que a obra estourou e rompeu todos os recordes de vendas. A autora transformou-se em uma das grandes celebridades do mundo editorial. O oitavo livro da saga acaba de ser lançado e Rowling promete que será o último.

 

2. Crepúsculo – Stephenie Meyer

Os primeiros originais da saga Crepúsculo foram rejeitados 14 vezes antes de serem publicados e transformarem a imagem dos temidos vampiros em criaturas doces e apaixonadas. Assim como no caso de Harry Potter, a obra faz sucesso tanto na literatura quanto no cinema, o que deve deixar os editores que se recusaram a publicar a obra de cabelo em pé!

 

3. Carrie, A Estranha – Stephen King

Nem mesmo o rei do terror escapou da rejeição quando expôs um dos seus maiores sucessos ao crivo dos editores. “Carrie, a estranha” foi rejeitado por 30 vezes. Há quem diga que, de tão frustrado, Stephen jogou seus originais no lixo. Sua mulher os apanhou, submeteu a outras editoras e só então a obra foi publicada.

 

4. O Diário da Princesa – Meg Cabot

Quem hoje vê os livros da série “O Diário da Princesa” espalhados e traduzidos para inúmeras línguas pelo mundo não imagina que ele foi rejeitado por 17 vezes antes de ser publicado. Ao contrário de Stephen, Meg Cabot usou as rejeições como motivação para novas tentativas, até que obteve sucesso.

 

5. Zen, e a arte da manutenção de Motocicletas – Robert M. Pirsig

É registrado no Guiness como o livro mais rejeitado da história, com mais de 120 portas na cara. Ele não é tão famoso aqui no Brasil, mas depois de tantas tentativas de publicação, já foram vendidos mais de 4 milhões de exemplares.

 

6. E o Vento Levou – Margareth Mitchell

O vento levou os originais de Margareth Mitchell por mais de 30 vezes a portas fechadas, até que eles fossem aceitos e publicados pela Editora Macmillan. Em menos de um ano após seu lançamento, o livro tornou-se um best-seller e logo teve seus direitos de filmagem comprados. Em 1937, recebeu o prêmio Pulitzer, coroando definitivamente o sucesso da escritora.

 

7. O Misterioso Caso de Styles, de Agatha Christie

Uma das autoras de suspense mais traduzidas do mundo precisou submeter seus originais a 6 editoras diferentes e aguardar mais de 4 anos para que sua obra fosse considerada publicável. Ainda assim, o reconhecimento de seu trabalho só veio após a publicação de mais 3 livros. Sem dúvida, toda essa perseverança valeu à pena. Agatha foi pioneira em um segmento antes dominado somente por homens e foi a predecessora de muitas autoras de suspenses que conhecemos hoje em dia.

 

8. A Revolução dos Bichos – George Orwell

Em 1944, um ano antes de seu lançamento, um dos maiores clássicos da literatura do século XX foi rejeitado por T.S Eliot. Segundo o jornal inglês Daily Mail, o editor, prêmio Nobel de literatura em 1948, enviou uma carta onde criticava a sátira ao regime stalinista feita por Orwell, considerando o livro como “não convincente”. Antes de conseguir publicar, o autor ainda teria sofrido mais 3 rejeições.

 

9. O Diário de Anne Frank

Uma das mais conhecidas publicações sobre os horrores sofridos pelos judeus durante o nazismo, “O Diário de Anne Frank” foi rejeitado 15 vezes antes de ser publicado.

 

10. Tempo de Matar – John Grisham

O autor desse famoso thriller judicial já tinha alguns anos de carreira como advogado quando começou sua saga para publicar “Tempo de Matar”. Foram 28 rejeições até que uma editora decidisse publicar seu livro.

 

Portanto, se você é escritor, a lição que fica depois deste post é: não desista! Mesmo quando a rejeição vem de editoras famosas, se você acredita em seu trabalho, persista.

Se você é apenas um leitor curioso, esperamos que este post tenha sido uma boa fonte de novidades.

Fonte da imagem: pixabay/PublicDomainPictures

Editora Labrador

A Labrador é uma editora de autopublicação, especializada na publicação e distribuição de livros físicos e digitais para autores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MANUAL GRÁTIS