Skip to main content
precisa de faculdade para ser escritor?

Existe faculdade para ser escritor?

A resposta é quase.

Não existe uma faculdade para escritores e ninguém se forma como bacharel em Escrita, mas quem quiser seguir por esse caminho precisa se dedicar tanto quanto um engenheiro, professor ou psicólogo.

É verdade que existem muitos cursos de escrita criativa e são de grande auxílio para os aspirantes a escritores, mas essa é só a linha de largada para uma grande maratona – e com obstáculos. O verdadeiro autor, quando está pensando em sua obra, precisa se apoiar no próprio esforço e no repertório que adquiriu até aquele ponto.

Vários escritores se inscrevem em faculdades de Letras ou Jornalismo, acreditando que assim conseguirão uma base para suas carreiras. É verdade que esses cursos oferecem mais oportunidades de contato com a leitura e a teoria literária, mas não necessariamente grandes escritores são filólogos ou jornalistas: Agatha Christie, a Rainha do Crime, era originalmente uma assistente farmacêutica – e foi seu contato com remédios e venenos que lhe possibilitaram escrever grande parte de suas histórias e consagrá-la como o grande nome dos romances policiais.

Por isso, o conselho para quem quiser ser um escritor é “estudar”. Não apenas a teoria, mas outras obras que se aproximem da que está almejando. Por exemplo, se quiser escrever poesia, vá atrás dos poetas brasileiros: O que eles escreveram? O que a poesia deles tem de tão especial, que consagraram seus nomes? Você concorda com o que eles estão dizendo, ou melhor, o que a poesia deles passa é o que você quer passar?

E não procure apenas sobre os escritores já famosos: busque sobre os autores contemporâneos, que estão fazendo seu nome agora. O que está sendo produzido no seu gênero hoje?

A intenção não é que você se compare com escritores que já tem experiência, mas que aprenda com os acertos e erros deles e que entenda como funciona a escrita. O maior escritor é o maior leitor.

Além disso, é muito importante não se prender apenas ao seu gênero favorito: ler outros formatos pode ensinar tanto quanto aquele a que se está acostumado. Um romancista pode aprender com a brevidade dos contos, um poeta consegue inspiração de um texto jornalístico e um cronista encontra respostas em livros técnicos. O importante é sempre ler. Muito.

Editora Labrador

A Labrador é uma editora de autopublicação, especializada na publicação e distribuição de livros físicos e digitais para autores independentes.

4 thoughts to “Existe faculdade para ser escritor?”

  1. Boa tarde! Sempre gostei muito de escrever, tenho pensado em fazer da escrita uma rotina e buscar uma forma de aprimorá-la. Sei que é uma tarefa difícil porém estou disposta a por em prática. Gostaria de receber algumas dicas de por onde devo começar. Já possui alguns textos. Aguardo contato. Obrigada!!

  2. Boa tarde! Sempre gostei muito de escrever, tenho pensado em fazer da escrita uma rotina e buscar uma forma de aprimorá-la. Sei que é uma tarefa difícil porém estou disposta a por em prática. Gostaria de receber algumas dicas de por onde devo começar. Já possuo alguns textos. Aguardo contato. Obrigada!!

  3. Artigo necessário! Estou buscando meu sonho de ser escritora agora, aos 30 anos e esse texto foi de grande ajuda! Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MANUAL GRÁTIS