Skip to main content

Quero pilhas do meu livro nas melhores livrarias da cidade. E agora?

Uma linda pilha de livros na porta daquela maravilhosa livraria da sua cidade. Que escritor nunca sonhou com isso?

Mas em um país com menos de 2000 livrarias e que produz quase duas dezenas de milhares de livros novos por ano, conseguir este intento é uma façanha.

Sem querer dar um ar blasé para este post, ou desmerecer a importância das livrarias, questiono a necessidade desse tipo de exposição para um grande aumento na vendagem de um livro.

São três os fatores principais que motivam as livrarias a escolher os “eleitos” para esta exposição:

  1. As editoras pagam pelo espaço nas pilhas  das livrarias;
  2. Os livros mais expostos  são os do estilo “Best Sellers” que estão vendendo muito bembest-sellers que estão vendendo muito bem;
  3. O autor é amigo do dono ou de um vendedor.

Por mais que a exposição alimente o ego do escritor, será que o investimento (no caso de você e seu livro não se enquadrarem nos fatores 2 ou 3, claro!) vale à pena?

Na maior parte dos casos de autores autopublicados, creio que não. Redes sociais, blogs, trabalho com mecanismos de busca e outras ferramentas que a internet disponibiliza costumam ser muito mais eficientes. Isso porque, ao contrário de uma livraria, que normalmente trabalha com um público amplo, adotar essas estratégias permite atingir o público-alvo desejado com muito mais foco e, na maior parte das vezes, o custo é bem menor.

Os autores de maior sucesso costumam trabalhar fortemente seu networking, desde o lançamento do livro até as ações posteriores de marketing.  Com foco e determinação, passam a aumentar sua rede e construir a reputação do livro. Desta maneira, eles possuem um público cativo e interessado no que têm a dizer.

Fazendo do livro um objeto de desejo, talvez o autor consiga se enquadrar no fator 2 e sua obra passe a aparecer na “boca do gol” das livrarias.

Fonte da imagem: pixabay/PublicDomainPictures

mm

Daniel Pinsky

Daniel Pinsky é administrador formado pela FGV com Mba de varejo pela Fia e mestrado pela Fea/Usp. Trabalha no mercado editorial desde 1987. É sócio da Editora Contexto e fundador da Editora Labrador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MANUAL GRÁTIS