Skip to main content

Apaixonados por livros

Confesso que me surpreendo quando escuto de alguém: “Eu não leio” ou “Eu não gosto de ler”, pois desde criança tenho o hábito da leitura e sou uma apaixonada por livros.

As histórias podem nos levar por mundos desconhecidos e nos fazer conhecer personagens que ganham nossa empatia (ou antipatia) e nossa admiração. Por meio das obras, podemos experimentar aventuras, suspense, ficção científica, terror, fantasia, drama e muitos outros assuntos que nos farão desligar da realidade e botar a imaginação para funcionar.

Mas o que há de tão apaixonante em um livro? Acredito que desde o cheirinho de livro novo até a história daquela personagem que lembra muito um momento de sua vida. Cada leitor terá um motivo para amar uma obra. Garotas podem se apaixonar por um vampiro charmoso daquele romance ou por aquele poeta romântico do século XIX. Rapazes podem preferir uma aventura em uma terra medieval, com muitas batalhas e guerreiros, ou uma história de ficção científica. Mas os gêneros literários não se restringem à idade ou ao gênero, uma prova disso é a coleção do bruxinho Harry Potter, que foi lida por pessoas de várias idades, nacionalidades e sexo. A literatura tem o poder de criar um universo a ser descoberto pelo leitor, e isso é o que há de mais apaixonante nela.

Ser um leitor compulsivo só tem vantagens (ok, há uma desvantagem: não ter todo o tempo do mundo para ler o que se deseja). Ler trabalha a imaginação, o vocabulário e a escrita, e há vários benefícios comprovados por estudos sobre o hábito da leitura: melhora na memorização, redução de estresse e até uma expectativa maior de vida [1]. Então podemos dizer aos nossos leitores: Aprecie a leitura sem moderação (e com muita paixão)!

E você, caro leitor do blog da Labrador, de onde surgiu sua paixão por livros? Que gênero literário prende mais sua atenção? O que gosta mais em uma obra? Qual é o seu livro favorito?

[1] Sobre este estudo, veja o link: <http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/pessoas-que-leem-livros-todos-os-dias-vivem-mais>. Acesso em: 22 ago. 2016.

Fonte da imagem: pixabay/PublicDomainPictures

mm

Beatriz Simões

É graduada em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Trabalha na área editorial há mais de uma década, atuando como editora e revisora em diversas linhas temáticas editoriais.

2 thoughts to “Apaixonados por livros”

  1. Desde pequena minha paixão era os livros, me recordo do meu primeiro livro, que me levou a este mundo da leitura “Pilar na Grécia” este me despertou a imaginação de tal forma que li varias vezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MANUAL GRÁTIS