Quando um autor pede orçamento para a Editora Labrador, solicitamos que nos envie, entre outras informações, o arquivo de seu original. Em um primeiro momento, muitos autores enviam apenas o número das páginas, uma sinopse ou ainda um pequeno trecho. Embora úteis, essas informações não são suficientes para um orçamento preciso. Por quê? É o que vamos ver no post desta semana, no qual revelamos o mistério por trás da avaliação dos originais!
Quando a Editora Labrador recebe um original, ele é encaminhado a uma equipe responsável por avaliar os serviços de que ele pode precisar, como preparação e revisão de texto, tratamento de imagens, desenho de gráficos e tabelas etc. Em outras palavras, essa equipe lê diversos trechos do original e analisa o que a Labrador pode fazer para deixá-lo melhor.
Em seguida, a equipe analisa o custo dos serviços com base na quantidade de imagens, de gráficos, tabelas e de caracteres com espaços.
No caso dos autores que optam por não enviar o original, muito comum recebermos o números de palavras em vez do número de caracteres. Para contar caracteres no Word, por exemplo, basta clicar na aba Revisão e, em seguida, Contar Palavras. O Word exibirá um box com a contagem de diversas coisas, entre elas, “Caracteres (com espaços)”. É desse número que precisamos!
Com base no tipo do livro (técnico, científico, romance, poesia etc.) e no número de caracteres e de imagens, a equipe faz uma estimativa da quantidade de páginas que o livro terá e do formato e tipo de papel mais adequados para a impressão.
E então, de posse de todas as informações, a Labrador envia um orçamento completo ao autor, o primeiro passo para uma caminhada que o levará a realização do sonho do livro, com alta qualidade, publicado!