Skip to main content

Nos bastidores da autopublicação: uma entrevista com Silvia Hidal

Já se perguntou como seria escrever um livro e vê-lo publicado? Hoje entrevistamos nossa autora Silvia Hidal, que respondeu várias perguntas sobre a experiência de ter seu livro feito por uma editora de autopublicação premium. A obra “Métodos de exposição de conteúdo e de avaliação em EaD” terá seu lançamento na Livraria Cultura do Iguatemi de São Paulo (Av. Brg. Faria Lima, 2232) amanhã (23/03) a partir das 19h! Esperamos todos vocês lá!

 

  1. Por que escolheu a Labrador?

Um livro sobre um trabalho de Tese de Mestrado normalmente é editado por uma universidade.

No meu caso, o Curso foi dado na Argentina pela APEP (Programas de Estudios de Posgrado Asociación Civil) filiada ao Instituto Universitaire Kurt Bösch, em Genebra e reconhecido pelo Conselho Federal da Suíça.

Como faria para editar meu livro no Brasil? Procurei um amigo, Jaime Pinsky da editora Contexto, que me indicou a editora Labrador.

Meu primeiro contato foi com o Daniel, dono da Labrador, que foi extremamente acolhedor e profissional. A decisão estava tomada.

 

  1. Como foi a experiência de ter publicado com uma editora de autopublicação premium?

Somente por meio desta pergunta me dei conta da palavra editora de “autopublicação”.

Não chamaria a editora de “autopublicação”, mas usaria a denominação de editora que atende e entende as necessidades do autor.

Senti-me atendida e satisfeita, uma vez que tive minhas necessidades realizadas.

 

  1. Qual foi a parte mais difícil do processo?

Tomar decisões exige atitudes e preparo emocional para a reflexão de publicar um livro, ainda mais se tratando de um livro nada romanceado, e sim técnico com estatísticas. Sinto que o mais difícil foi tomar a decisão de transformar a Tese de Mestrado em livro. Hoje o EaD (Ensino a Distância) atinge muitos alunos, muitos desistem dos cursos. Pensei em todos estes, e a resolução foi fácil: vou publicar o livro! Temos que melhorar o método de exposição do conteúdo e os métodos de avaliação dos alunos em EaD, adequando o curso aos alunos, aos seus interesses e às suas necessidades.

 

  1. O que a surpreendeu ao longo da jornada?

O profissionalismo da equipe da Labrador. Tiveram cuidados com as referências bibliográficas, ortografia, estética, diagramação e com o desenho da capa. Além de onde seria lançado o livro, qual seria a sua divulgação e os detalhes do acolhimento dos convidados no local do lançamento. Estava sendo cuidada por uma equipe detalhista, cuidadosa e acolhedora.

 

  1. Como se envolveu com estudos a distância?

Em 2013 já era instrutora do Curso Básico de Mediação. Fui convidada para ser tutora do 1º Curso de Mediação Básico do CNJ do Ministério da Justiça, elaborado pela ENAM (Escola Nacional de Mediação e Conciliação) e pela UnB em 2013. Todos nós tutores tivemos um mês para aprender o que era o EaD. Tivemos a oportunidade de ler muito a respeito e prepararmos vídeos e áudios para depois podermos ensinar isto aos alunos virtualmente.

Mas o aprendizado mais importante é como nos comunicarmos com o outro a distância, como interagir, acolher e motivá-lo. Conhecer a motivação, os interesses e dificuldades do aluno EaD.

Comecei a conhecer a história do EaD e sua abrangência no Brasil e no mundo. Vi no EaD a possibilidade do ensino ser compartilhado e o aprendizado ser uma ferramenta de melhoria de vida para um número imensurável de pessoas. Foi amor à primeira vista!

 

  1. Alguma dica para quem quer ver seu livro publicado profissionalmente?

Todos que escreveram ou fizeram trabalhos para Teses de Mestrado e Doutorados, divulguem seu conhecimento, mesmo que lhes pareça que somente um público restrito leria seu livro. Seu livro poderá ser um marco de partida e de discussão e conhecimento para outras pessoas.

Como Paulo Freire diz: “quem ensina aprende ao ensinar, e quem aprende ensina ao aprender”.

Compartilhem seu conhecimento, publiquem!

A Labrador está aí para ajudar!

 

  1. Quais os próximos passos? Algum outro livro em vista?

Sim, gostaria de escrever outro livro, mas ainda não sei se será sobre mediação, culinária ou outro assunto.

 

Editora Labrador

A Labrador é uma editora de autopublicação, especializada na publicação e distribuição de livros físicos e digitais para autores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MANUAL GRÁTIS