Skip to main content

Como fazer seu nome no mercado editorial?

Para um escritor iniciante pode ser difícil dar os primeiros passos em uma carreira que é notoriamente desafiadora. No entanto, é importante lembrar que muitos escritores bem-sucedidos começaram de onde você está agora – com um livro publicado e um mundo a ser conquistado.

Lembre-se também de que, assim como em qualquer carreira, a perseverança é fundamental. Não desanime diante de rejeições ou críticas negativas. Aprenda com elas e use-as como combustível para melhorar sua escrita. Mantenha a motivação e a paixão, e não tenha medo de compartilhar suas ideias e trabalhos com outras pessoas.

Mas como posso me destacar no mercado do livro?

Separamos algumas dicas importantes para que você possa começar a trilhar o caminho dessa empolgante carreira.

Paciência realmente é uma virtude

Os resultados não são rápidos e nem podem ser medidos em pouco tempo. Antes de mais nada é preciso criar um planejamento para que você tome a direção certa e conquiste o tão sonhado público.

Esteja presente no mundo digital e nos principais eventos

Labrador na FLIP 2022 e Lançamento do livro "O Fardo da Lucidez" na Livraria da Vila.
Labrador na FLIP 2022 e Lançamento do livro “O Fardo da Lucidez” na Livraria da Vila.

Utilize as redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter para divulgar suas obras, compartilhar trechos de seus livros, interagir com leitores e estabelecer contato com outros escritores. Encontre também criadores de conteúdo (booktubers e afins), eles podem ser uma grande ajuda durante essa jornada.

Frequentar eventos literários também é uma ótima opção, pois o público que consome livros está presente neles. Esteja disposto a participar e conversar com leitores e escritores. Bienais do Livro, FLIP, lançamentos e eventos regionais são excelentes lugares para começar.

Participe de prêmios literários

Troféus do Prêmio Jabuti - Foto divulgação.
Troféus do Prêmio Jabuti – Foto divulgação.

Existem dezenas de prêmios literários nacionais e internacionais para diversas categorias. Os nacionais mais famosos são o Jabuti (uma espécie de Oscar literário), Prêmio Literário Biblioteca Nacional, Oceanos e Prêmio São Paulo.

Crie um blog ou site

Ter uma plataforma própria na internet é uma excelente forma de divulgar o seu trabalho. Você pode publicar trechos de seus livros, compartilhar seus pensamentos sobre o processo de escrita, interagir com os leitores, entre outras coisas.


A carreira de um escritor pode ser difícil, mas também é uma das mais gratificantes e emocionantes que alguém pode escolher. Então continue escrevendo, aprendendo e crescendo como escritor. O mundo precisa de mais histórias e ideias, e talvez você seja a pessoa que trará essas histórias à vida.

Por fim, entendendo o perfil do seu público e utilizando as dicas que escrevemos em um artigo anterior, com certeza você vai começar a construir seu nome e, consequentemente, crescer no mercado editorial com qualidade e consistência.

Aqui na Labrador fornecemos um e-book com informações que podem te auxiliar nesse processo de reconhecimento. Você pode baixá-lo gratuitamente através deste link.

Editora Labrador

A Labrador é uma editora de autopublicação, especializada na publicação e distribuição de livros físicos e digitais para autores independentes.

2 thoughts to “Como fazer seu nome no mercado editorial?”

  1. Li as excelentes dicas desse blog e também as dicas de sucesso na autopublicação.
    Mas como fazer quando o autor não quer aparecer e vai utilizar pseudônimo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MANUAL GRÁTIS