Para um escritor iniciante pode ser difícil dar os primeiros passos em uma carreira que é notoriamente desafiadora. No entanto, é importante lembrar que muitos escritores bem-sucedidos começaram de onde você está agora – com um livro publicado e um mundo a ser conquistado.
Lembre-se também de que, assim como em qualquer carreira, a perseverança é fundamental. Não desanime diante de rejeições ou críticas negativas. Aprenda com elas e use-as como combustível para melhorar sua escrita. Mantenha a motivação e a paixão, e não tenha medo de compartilhar suas ideias e trabalhos com outras pessoas.
Mas como posso me destacar no mercado do livro?
Separamos algumas dicas importantes para que você possa começar a trilhar o caminho dessa empolgante carreira.
Paciência realmente é uma virtude
Os resultados não são rápidos e nem podem ser medidos em pouco tempo. Antes de mais nada é preciso criar um planejamento para que você tome a direção certa e conquiste o tão sonhado público.
Esteja presente no mundo digital e nos principais eventos
Utilize as redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter para divulgar suas obras, compartilhar trechos de seus livros, interagir com leitores e estabelecer contato com outros escritores. Encontre também criadores de conteúdo (booktubers e afins), eles podem ser uma grande ajuda durante essa jornada.
Frequentar eventos literários também é uma ótima opção, pois o público que consome livros está presente neles. Esteja disposto a participar e conversar com leitores e escritores. Bienais do Livro, FLIP, lançamentos e eventos regionais são excelentes lugares para começar.
Participe de prêmios literários
Existem dezenas de prêmios literários nacionais e internacionais para diversas categorias. Os nacionais mais famosos são o Jabuti (uma espécie de Oscar literário), Prêmio Literário Biblioteca Nacional, Oceanos e Prêmio São Paulo.
Crie um blog ou site
Ter uma plataforma própria na internet é uma excelente forma de divulgar o seu trabalho. Você pode publicar trechos de seus livros, compartilhar seus pensamentos sobre o processo de escrita, interagir com os leitores, entre outras coisas.
A carreira de um escritor pode ser difícil, mas também é uma das mais gratificantes e emocionantes que alguém pode escolher. Então continue escrevendo, aprendendo e crescendo como escritor. O mundo precisa de mais histórias e ideias, e talvez você seja a pessoa que trará essas histórias à vida.
Por fim, entendendo o perfil do seu público e utilizando as dicas que escrevemos em um artigo anterior, com certeza você vai começar a construir seu nome e, consequentemente, crescer no mercado editorial com qualidade e consistência.
Aqui na Labrador fornecemos um e-book com informações que podem te auxiliar nesse processo de reconhecimento. Você pode baixá-lo gratuitamente através deste link.
Li as excelentes dicas desse blog e também as dicas de sucesso na autopublicação.
Mas como fazer quando o autor não quer aparecer e vai utilizar pseudônimo?
Oi, Mauro! Obrigado pelo seu comentário.
O que se pode fazer é criar perfis nas redes sociais como se o autor de fato existisse. Temos alguns autores que fazem isso 😉
Um abraço!