Skip to main content

Como administrar um clube do livro

Os clubes do livro estão cada vez mais populares. Inclusive, são uma excelente ferramenta para divulgar um livro! Seja para ler com os amigos ou para um projeto mais formal, você vai precisar saber como administrar um clube de leitura e divulgá-lo. Por isso, trouxemos algumas ideias para te guiar nesse processo.  

Você também pode gostar de CLUBE DE LEITURA: O que é e como funciona?

Como se organiza um clube do livro?

Inicialmente, você precisa saber o objetivo do seu clube. Se for para divulgar um livro, por exemplo, você já terá uma ideia dos gêneros ou temas abordados. Quanto mais nichado for seu clube de leitura, mais fácil ficará estruturar seus encontros e mais assertiva será a divulgação. Nicho definido, passamos às questões práticas:

  • Seu clube do livro será presencial ou on-line?
  • Qual ambiente ou ferramenta é mais prática e confortável para seus convidados (sua casa? Twitch? Telegram?)
  • Qual data e horário são mais convenientes ao seu público?
  • Será uma leitura mais livre ou com prazos? Como vai ser a divisão para os encontros?
  • Quais tópicos são mais interessantes para você e seu público? Por exemplo: principais temas da obra, desenvolvimento de personagens, curiosidades etc.

Esses aspectos podem ser definidos exclusivamente por você ou com a ajuda do público potencial do seu clube do livro.

O que eu preciso para administrar um clube do livro?

O simples muitas vezes é o mais efetivo na hora de administrar um clube de leitura. O WhatsApp e até mesmo o Instagram, por exemplo, têm várias ferramentas que auxiliam na hora de organizar um clube do livro. No feed do Instagram você pode se apresentar e apresentar o tema do seu clube, nos stories você pode fazer votações para datas e horários com a ferramenta de enquete e no WhatsApp pode criar um grupo de discussão sobre o que seu público quer falar no encontro. Existem também aplicativos com funções específicas para organizar um clube do livro como o Maratona.app e o próprio Skoob.

Você também pode gostar de Como fazer seu nome no mercado editorial?

Gosta dessa ideia de divulgação, mas ainda não publicou seu livro? Então, vem conhecer a Editora Labrador – primeira editora de autopublicação premium do Brasil. Faça seu orçamento sem compromisso aqui.

Editora Labrador

A Labrador é uma editora de autopublicação, especializada na publicação e distribuição de livros físicos e digitais para autores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MANUAL GRÁTIS