É difícil conhecer uma pessoa que, ao folhear um livro infantil, não tenha aquela sensação gostosa de se desligar por alguns instantes da realidade para viajar por esse fascinante universo. Mas a literatura infantil não tem apenas como objetivo entreter, ela tem também um importante papel na sociedade. As cores, os desenhos e a fantasia na narrativa criam momentos lúdicos e ajudam na alfabetização. Há diversas pesquisas sobre a importância dos livros infantis na formação de novos leitores e no desenvolvimento cognitivo da criança. Mesmo assim, muitos desconhecem as etapas envolvidas na produção editorial de livros do gênero.
Neste post, abordaremos as principais etapas do processo editorial de uma publicação infantil, para que autores e leitores tenham ideia da dificuldade em transformar originais naqueles livros maravilhosos que vemos nas prateleiras das livrarias e lojas online.
1. A ilustração
Um item muito importante no processo é a ilustração. As histórias infantis não são contadas apenas pelas palavras, os desenhos têm um papel fundamental na compreensão do contexto e na retenção da atenção da criança durante a leitura. Encontrar um ilustrador que consiga captar a história e as ideias do autor para traduzi-la em forma de imagens é uma das primeiras e mais difíceis etapas do trabalho. Cada ilustrador costuma ter um traço, um estilo e trabalha melhor com uma técnica. O autor pode nos enviar o original já com as ilustrações ou elas podem fazer parte dos nossos serviços.
2. A diagramação
Depois de ilustrado, o livro precisa de uma diagramação que consiga unir harmonicamente história e desenhos. O diagramador terá de testar a fonte, a quantidade de texto por página, o tamanho da entrelinha e da margem, a posição da ilustração na folha, tudo isso para que a publicação fique agradável visualmente e cumpra seu objetivo.
3. O papel
Outro elemento relevante em uma obra infantil é o papel utilizado. A qualidade e a gramatura do papel são importantíssimas para que a imagem não “vaze” para a página seguinte e para que as ilustrações tenham boa definição e visualização.
4. Conversão para livro digital
Para obras infantis, é utilizado o layout fixo na conversão para o formato digital, que mantém o design da página igual ao livro impresso. Por ter ilustrações e diagramação especial, é o trabalho mais recomendado para o gênero.
Produzir um livro infantil demanda muito trabalho, mas o resultado, além de encantador, é extremamente gratificante. Nós, da Editora Labrador, adoraríamos publicar sua obra infantil.
Bom dia!
Quero obter informações sobre o processo de publicação de livro infantil.
Boa tarde, Nelson.
Tudo bem?
Você pode entrar em contato através do telefone (11)3641-7446 ou pelo e-mail: contato@editoralabrador.com.br
Assim podemos conversar e explicar como funciona o nosso processo de publicação.
Aguardamos o seu contato.
Abraços