Skip to main content

Nos bastidores da autopublicação: uma entrevista com Ludmila Gomes

Nossa super série “Nos bastidores da autopublicação” voltou com tudo esse ano! Estamos com muita gente bacana para entrevistar e esclarecer vários pontos que sempre perguntam para nós! Começamos a primeira entrevista do ano falando de um assunto que gera muito interesse para nossos autores – promoções de e-books! Para falar um pouquinho mais sobre esse tópico dinâmico, entrevistamos Ludmila Gomes, assistente de marketing da Bookwire, nossa distribuidora digital. Leia abaixo tudo sobre promos, ebooks e vendas!

 

  1. Como funcionam as promoções de ebooks feitas pela Bookwire?

As ações promocionais são feitas sempre a seis mãos. As lojas compartilham seus calendários de ações e tanto as editoras quanto a Bookwire sugerem temas de livros ou autores para novas campanhas, pensando especialmente na curadoria de títulos lançados há muito tempo, os chamados “fundo de catálogo”. E claro que os lançamentos também são sempre divulgados nas lojas parceiras.

 

  1. Qual é a importância dessas promoções para os autores?

Destacar os títulos melhora significativamente as vendas, o que beneficia a visibilidade das editoras e dos autores. Há crescimento a cada mês.

 

  1. Além de campanhas promocionais, o que pode ajudar a aumentar as vendas de um livro?

É imprescindível a divulgação por parte da própria editora e até mesmo dos autores em redes sociais, blogs, jornais, revistas etc.

 

  1. Qual loja de ebook apresenta as melhores promoções?

Os livros digitais são diferentes dos livros físicos nesse quesito, pois cada loja apresenta um ambiente de leitura diferente (Lev, Kindle e Kobo).

Percebemos que há uma fidelização do leitor a uma determinada loja na hora de realizar a compra, já que ele já tem o cadastro pronto, o ambiente de leitura de sua preferência e compra literalmente por meio de um clique.

Assim, não existem promoções melhores do que outras, o que ressalta a importância de se participar de ações promocionais de todas as lojas, pois em cada uma se encontra um grupo de leitores fiéis ao seu e-commerce.

 

  1. Quem determina quais livros participarão de promoções?

A editora determina quais títulos do seu catálogo entrarão em promoção. Normalmente as lojas sugerem percentuais de desconto para as ações promocionais, mas cabe a editora aderir ou não, definindo quais descontos serão aplicados.

 

  1. É possível que um livro seja escolhido para mais de uma promoção? A mesma livraria on-line pode escolher o mesmo título mais de uma vez?

É possível, mas não recomendado. O ideal é que um e-book não entre em promoções diferentes num curto espaço de tempo. Após a promoção, o título ainda tem um período de evidência na loja, seja porque entrou na lista de mais vendidos, seja porque foram feitos muito reviews sobre seu conteúdo. O leitor pode se interessar e comprar o livro mesmo que ele já não esteja em promoção.

 

Editora Labrador

A Labrador é uma editora de autopublicação, especializada na publicação e distribuição de livros físicos e digitais para autores independentes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

MANUAL GRÁTIS