Nossa super série “Nos bastidores da autopublicação” voltou com tudo esse ano! Estamos com muita gente bacana para entrevistar e esclarecer vários pontos que sempre perguntam para nós! Começamos a primeira entrevista do ano falando de um assunto que gera muito interesse para nossos autores – promoções de e-books! Para falar um pouquinho mais sobre esse tópico dinâmico, entrevistamos Ludmila Gomes, assistente de marketing da Bookwire, nossa distribuidora digital. Leia abaixo tudo sobre promos, ebooks e vendas!
- Como funcionam as promoções de ebooks feitas pela Bookwire?
As ações promocionais são feitas sempre a seis mãos. As lojas compartilham seus calendários de ações e tanto as editoras quanto a Bookwire sugerem temas de livros ou autores para novas campanhas, pensando especialmente na curadoria de títulos lançados há muito tempo, os chamados “fundo de catálogo”. E claro que os lançamentos também são sempre divulgados nas lojas parceiras.
- Qual é a importância dessas promoções para os autores?
Destacar os títulos melhora significativamente as vendas, o que beneficia a visibilidade das editoras e dos autores. Há crescimento a cada mês.
- Além de campanhas promocionais, o que pode ajudar a aumentar as vendas de um livro?
É imprescindível a divulgação por parte da própria editora e até mesmo dos autores em redes sociais, blogs, jornais, revistas etc.
- Qual loja de ebook apresenta as melhores promoções?
Os livros digitais são diferentes dos livros físicos nesse quesito, pois cada loja apresenta um ambiente de leitura diferente (Lev, Kindle e Kobo).
Percebemos que há uma fidelização do leitor a uma determinada loja na hora de realizar a compra, já que ele já tem o cadastro pronto, o ambiente de leitura de sua preferência e compra literalmente por meio de um clique.
Assim, não existem promoções melhores do que outras, o que ressalta a importância de se participar de ações promocionais de todas as lojas, pois em cada uma se encontra um grupo de leitores fiéis ao seu e-commerce.
- Quem determina quais livros participarão de promoções?
A editora determina quais títulos do seu catálogo entrarão em promoção. Normalmente as lojas sugerem percentuais de desconto para as ações promocionais, mas cabe a editora aderir ou não, definindo quais descontos serão aplicados.
- É possível que um livro seja escolhido para mais de uma promoção? A mesma livraria on-line pode escolher o mesmo título mais de uma vez?
É possível, mas não recomendado. O ideal é que um e-book não entre em promoções diferentes num curto espaço de tempo. Após a promoção, o título ainda tem um período de evidência na loja, seja porque entrou na lista de mais vendidos, seja porque foram feitos muito reviews sobre seu conteúdo. O leitor pode se interessar e comprar o livro mesmo que ele já não esteja em promoção.