Skip to main content
lives de lançamento - blog da Labrador

Lives de lançamento – dicas para produzir a sua

Já é comum, quando acessamos o Instagram, nos depararmos com famosos ou empreendedores que aderiram às lives. A transmissão ao vivo não é uma funcionalidade nova, mas durante o período de isolamento social vimos essa função ganhar destaque, pois nos permite fazer tudo: interagir com amigos e familiares, responder perguntas de seguidores, vender e promover negócios, realizar festivais de música e entrevistas…

Mas como essa função influencia no mundo literário?

Para você, escritor, ela pode ajudar a criar um evento de lançamento via Internet. Com diversas livrarias ainda fechadas, horários de funcionamento reduzidos e a impossibilidade de realizar eventos presenciais, você consegue realizar todo o planejamento de forma online e reunir amigos, familiares e leitores de todo o mundo!

Por onde começar?

Pelo planejamento. Se você tem um perfil de autor separado do seu perfil pessoal, com certeza ele está configurado para o perfil comercial. Este perfil possibilita acessar dados como a faixa etária das pessoas que te acompanham, localidade, gênero, dias e horários mais acessados etc. Com essas informações, você consegue entender o melhor momento para realizar a transmissão.

Agora, se o seu perfil é pessoal e você não gostaria de mudar a categoria, que tal testar algumas enquetes nos stories? Você fica próximo das pessoas que te seguem e consegue ter uma boa noção de quando fazer o lançamento (claro, dentro das disponibilidades de sua agenda).

Com os dados sobre dia e horário, pense na possibilidade de chamar alguém para bater um papo com você durante o lançamento. Convidar pessoas ajuda a dinamizar a live, traz pontos de vista interessantes sobre seu livro e potencializa seu engajamento na rede. Se optar por estar sozinho durante a transmissão, que tal abrir uma caixa de perguntas nos stories para te ajudar a nortear o evento e saber o que o público gostaria de conversar durante esse tempo que passarão juntos?

Dia e horário escolhidos? Convidados ou sozinho? Agora é hora pensar na divulgação. Você pode fazer isso por meio das suas redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter) e por aplicativos de mensagem (como o WhatsApp e o Telegram). A base da divulgação é uma imagem convite, que deve conter data, hora, local (ou o seu @usuário), nome do convidado (se tiver) e imagem do livro. Se você não domina programas como o Photoshop, existem diversos editores de imagem online, como o Canva e o Adobe Spark, com designs prontos para você trabalhar em cima; e criadores de mockup online com fundo transparente, para você inserir o seu livro na arte.

Poste sua arte com um texto breve na legenda, falando sobre sua obra, detalhes que achar interessantes e que despertem a curiosidade do leitor. Esses textos também podem ser enviados nos aplicativos de mensagem.

Não se esqueça de fazer um breve roteiro do seu evento. Utilize aquelas perguntas dos stories para deixar seu conteúdo fluido logo de cara, e monte um documento de introdução (assim você começa a transmissão superconfiante). Vá ajustando os tópicos ao longo do evento de acordo com os comentários das pessoas que estiverem assistindo.

Se você se sentir inseguro em relação às funcionalidades da transmissão, treine antes. Você pode criar uma conta paralela apenas para entender como funciona o aplicativo, convidar um amigo para te ajudar e testar a luz, ângulo, som, convite de participação de uma segunda pessoa, fixação de comentários, caixas de perguntas nas telas etc.

Chegou o grande dia! 

Comece preparando o cenário. Não, não precisa ser um cenário extremamente elaborado, mas você precisa ter certeza que as coisas que estarão no fundo não chamarão mais atenção que aquilo você está dizendo. Peça para que outras pessoas da casa não fiquem passando atrás e que deixem o ambiente organizado. Você pode deixar à mostra objetos que estejam relacionados ao seu livro e à sua profissão.

Ajuste a iluminação e faça o último teste com um stories simples. Você não precisa de uma ring light para deixar a iluminação perfeita: abajures cumprem bem a função nessa hora. Mas tenha um tripé ou algum lugar para fixar o celular! Existem apoios de mesa bem baratinhos, que vão te ajudar a manter as mãos livres durante a transmissão.

Chegou a hora? Iniciou a live? Então você terá uma hora de transmissão. Se divirta, aproveite, leia os comentários, responda as perguntas que surgirem (existe uma funcionalidade na página das lives, em que as perguntas são encaminhadas sem que se percam no meio dos comentários — basta procurar pela interrogação no canto inferior esquerdo). Você verá ao vivo quem e quantas pessoas estão assistindo. Você pode enviar notificação para seus seguidores assim que abrir a transmissão, assim todos os seus seguidores saberão que está ao vivo.

E depois?

Chegou o momento de encerrar o bate-papo? Após encerrar, aperte em “salvar” para fazer o download do vídeo no seu rolo de câmera — assim, você pode não só ter esse momento guardado para sempre com você, como também pode postar os melhores trechos nos seus stories com o passar dos dias. Se não quiser, basta clicar em descartar.

E aí, preparado para fazer o seu lançamento ao vivo? Qual foi a sua dica favorita? Deixa para gente nos comentários!

Editora Labrador

A Labrador é uma editora de autopublicação, especializada na publicação e distribuição de livros físicos e digitais para autores independentes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

MANUAL GRÁTIS