Skip to main content
Homem utilizando o ChatGPT em seu notebook.

Como utilizar o ChatGPT para escrever o seu livro

Os avanços tecnológicos seguem nos surpreendendo, tanto por sua rapidez quanto por sua capacidade. As inteligências artificiais vem ganhando espaço no nosso dia a dia e surpreendendo a todos com suas inúmeras possibilidades. Recentemente, tivemos o evento de lançamento do livro Conversando com robôs: a arte de GPTear, de Rodrigo Murta, que contou com a presença de um robô autografando os livros com mensagens geradas pelo ChatGPT.

Apesar do sucesso e de sua grande adesão, muitas pessoas têm questionado essas ferramentas e como utilizá-las de forma ética. Posso escrever um livro pelo ChatGPT? Posso revisar meu texto por Inteligência Artificial? Como um autor pode utilizar essas ferramentas para ajudá-lo na criação de seu livro?

Quer saber como você, autor, pode utilizar essas ferramentas para ajudá-lo? Então anota as dicas que separamos para você.

Pesquisa

Antes de iniciar o processo de escrita, é preciso fazer muita pesquisa sobre o tema e os assuntos que irá abordar, para se certificar de que todas as informações descritas estão corretas e são coerentes. Nesse momento, o ChatGPT pode ser um excelente aliado, já que ele pode te ajudar a recolher informações e encontrar referências.

Você pode buscar por indicações de livros e artigos que abordam esses assuntos, perguntar sobre locais e fatos históricos etc. Porém, é muito importante que você confira todos os dados antes de publicá-los, pois apesar do ChatGPT ser uma ferramenta inteligente, nem sempre a resposta obtida vai ser 100% correta.

Você também pode gostar de: Como escolho um bom título para o meu livro?

Estrutura

Muitos autores têm a história completamente formada em sua cabeça, já sabem quem são os personagens, os lugares, como serão os encontros e o desfecho da narrativa, mas na hora de passar para o papel, acabam se perdendo na estrutura da narração. Pergunte ao ChatGPT “qual é a melhor estrutura narrativa para um livro do gênero x”, e você receberá algumas opções diferentes de linhas narrativas que podem te ajudar a encontrar o melhor caminho para a sua história.

Imagem de um homem utilizando o ChatGPT em seu notebook.
Foto de Matheus Bertelli via Pexels

Organização

Se você vai utilizar dados históricos e acontecimentos reais em sua obra, é de extrema importância se atentar a ordem cronológica dos acontecimentos para não cometer nenhum erro. O ChatGPT pode te ajudar a organizar essa linha do tempo e manter a sua escrita alinhada com os fatos. Ressaltando, mais uma vez, a importância de checar as informações geradas pela ferramenta, pois nem sempre serão corretas.

Além dos fatores históricos, a ferramenta também pode te auxiliar a criar linhas do tempo fictícias, de acordo com as informações que você ceder, te ajudando assim a manter organizada a estrutura de acontecimentos criada para a sua história.

Sinônimos

No decorrer do livro, é comum que algumas palavras, frases ou mesmo as descrições e acontecimentos da história se tornem repetitivos. Nesse caso, o ChatGPT pode te auxiliar a encontrar sinônimos, criar metáforas ou até mesmo parafrasear seu texto, para inspirá-lo a continuar escrevendo.

Você também pode gostar de: Não publique seu livro antes de ler esses conselhos!

Essas são apenas algumas formas de utilizar a ferramenta de inteligência artificial a seu favor na hora da escrita. Agora, cabe a você usá-las com sabedoria. Mas lembre-se: sempre cheque as informações obtidas para ter certeza de que estão corretas, pois, apesar de inteligente, a ferramenta ainda não é perfeita.

Ainda tem dúvidas de como utilizar o ChatGPT de forma correta? No livro Conversando com robôs: a arte de GPTear, o autor Rodrigo Murta te ajuda a desvendar essa ferramenta através de dicas práticas, para te auxiliar a extrair o melhor que a inteligência artificial tem a oferecer.

Conversando com robôs: a arte de GPTear, por Rodrigo Murta.

Em Conversando com robôs, desvendamos os avanços mais recentes no campo da tecnologia conversacional e compartilhamos dicas práticas para integrá-los ao nosso cotidiano. Este livro, de leitura ágil e aplicação imediata, aborda os mais variados temas da vida moderna. Esperamos que, ao explorar estas páginas, você aprecie nossas interações com os robôs e, assim, desenvolva uma compreensão mais aprofundada das oportunidades e desafios que a Inteligência Artificial apresenta. Ao final desta jornada, nosso objetivo é que você se sinta mais confiante e bem-informado para enfrentar os desafios e aproveitar as vantagens que a era da Inteligência Artificial traz consigo, transformando seu dia a dia e contribuindo para um futuro mais promissor e colaborativo entre humanos e máquinas.

Compre aqui: Loja Labrador | Amazon | Google livros

Editora Labrador

A Labrador é uma editora de autopublicação, especializada na publicação e distribuição de livros físicos e digitais para autores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MANUAL GRÁTIS