Skip to main content

Campanha Setembro Amarelo salva vidas!

A origem da campanha Setembro Amarelo começou com a história de Mike Emme, nos Estados Unidos. O jovem era conhecido por ser uma pessoa carinhosa, com habilidade mecânica, tendo como sua marca registrada um Mustang 68 que ele mesmo restaurou e pintou de amarelo. Em 1994, Mike cometeu suicídio, com apenas 17 anos.

No funeral, os seus amigos montaram uma cesta de cartões e fitas amarelas com a mensagem: “Se precisar, peça ajuda”. O ato ganhou grandes proporções e expandiu-se globalmente. A fita amarela foi escolhida como símbolo do programa que incentiva aqueles que têm pensamentos suicidas a buscarem ajuda.

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Falar sobre ele e outros temas correlacionados é uma das alternativas sugeridas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para minimizarmos os danos causados por doenças como a depressão, por exemplo, indicada como a grande influenciadora nos casos de suicídio. De acordo com O Estadão, durante a pandemia o brasileiro ampliou as suas pesquisas no Google sobre transtornos mentais e segue tentando ter mais domínio sobre o tema.

Livros que acolhem

Nós trouxemos uma seleção de títulos especiais sobre saúde mental para você ter mais conhecimento e ampliar as suas leituras neste mês tão simbólico.

*A menina dos olhos de canoa

Autora: Calincka Crateús

Com coragem e leveza, este livro apresenta relatos de um passado com dores e danos causados pelo bullying. A autora oferece a mão para que você atravesse com ela sua infância triste, a adolescência turbulenta e o início de sua vida adulta, cheia de dramas psicológicos, até um lugar seguro, onde é possível construir uma autoestima forte. A leitura também proporciona risos e o mais importante: o aprendizado de que o passado não nos define e há camadas que ele não pode alcançar. As mais belas camadas.

Dividida em três partes – Silêncios, Sussurros e Gritos – esta autobiografia jornalística mostra o desenvolvimento e as reações da autora em meio às constantes perseguições que sofreu dentro e fora do ambiente escolar. Dolorosa, emocionante e libertadora. Foi a cura e o poder de quem precisou aprender a renascer a cada agressão verbal e física. Uma história capaz de salvar vidas.

*Eu e minha depressão

Autor: Daniel Burd

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o quinto país com mais casos de depressão do mundo. Apesar disso, ainda existe muita desinformação e crenças equivocadas a respeito do assunto. De maneira sensível, objetiva, simples e bem-humorada, Daniel Burd apresenta neste livro dicas valiosas para conviver com a depressão de maneira positiva e se engajar ativamente no tratamento.

Em uma conversa franca e direta, Daniel, um deprimido que vive bem, expõe os sinais de alerta desse transtorno de humor e mostra como é possível manter uma postura proativa e conviver melhor com os sintomas. É uma leitura valiosa não só para quem tem depressão, mas também para aqueles que convivem com uma pessoa que se apresenta deprimida.

*Pilares para uma vida plena

Autor: André Rezende

Evoluímos a cada dia, ampliando nosso conhecimento sobre o planeta e até sobre o cosmo e alcançando conhecimentos jamais imaginados em tecnologia e medicina. Entretanto, muitas pessoas ainda vivem no automático, sem um propósito bem definido. Sobrevivem e se reproduzem, sem ao menos descobrirem o verdadeiro potencial de nossa espécie.

Avançamos em diversas frentes, mas será que estamos progredindo como seres humanos com a mesma velocidade e profundidade?

Para auxiliar o leitor nesse crescimento, André Rezende traz uma reflexão sobre o que é importante para o ser humano e quais são os quatro pilares que sustentam sua vida – pessoal, relacionamento, ocupação e espiritual. E, para facilitar a compreensão e aplicação do equilíbrio entre esses pilares no dia a dia, foi desenvolvido um organograma do ser humano – uma inovação na literatura de autoajuda. Com esta leitura, será possível construir uma vida plena, autêntica e feliz.

 

* Noocídio

Autor: Leonardo Lourenço

Salvar um casamento em apuros e recuperar-se de um estupro, emagrecer 100 quilos, superar o trauma de um aborto, deixar a boemia: poderiam essas incríveis jornadas pessoais se concretizar pela transformação da mente?

Em Noocídio, um precioso instrumento de inspiração para o desenvolvimento pessoal, o neurocirurgião Leonardo Lourenço mostra como mudanças de pensamento podem aperfeiçoar vidas reais de pessoas comuns.Você vai aprender a usar a moderna ciência do cérebro na prática a seu favor e descobrir como essas pessoas fizeram para ir da tragédia à evolução, da obesidade à serenidade, da morte à vida, da libertinagem à liberdade e do conflito ao amor.

*O que a vida ensina: compartilha-se

Autores: Ana Costa e Léo Alves

Todo acontecimento tem o poder de nos mudar — positiva ou negativamente. Seja o nascimento de um filho ou a perda de um pai, seja um grande amor, uma separação ou uma mudança na carreira, aconteça na infância ou na vida adulta.

E, ao observar essas experiências, refletir sobre seus impactos, assimilar as mudanças que provocam em nós e compartilhar a lição que nos deixam, revelamos ao mundo a forma como as encaramos. O que a vida ensina, compartilha-se reúne uma série de relatos verdadeiros e inspiradores, de pessoas reais, passando uma mensagem forte e significativa. Dividido em dezessete capítulos, cada um escrito por um autor diferente sobre uma experiência única, o livro traz reflexões transformadoras acerca de como lidamos com o que somos e o que sentimos. Damos a devida atenção ao que realmente importa ou negligenciamos esferas prioritárias de nossa vida?

Essa organização nos faz de fato felizes?

Lições essenciais nos âmbitos profissional, pessoal e emocional, esses relatos compõem uma obra indispensável para todos aqueles que querem ressignificar a própria existência.

Ana Costa, Carol Abreu, Cassiano Polesi, Celeida Laporta, Denise Datovo, Fabiana Milanez, Fabiana Ribeiro, Fátima Caldas, Gláucia C. Almeida, Ivone Saraiva, Kell Haller, Lucila Ferrari, Regiane Ribeiro, Rogério Pedace, Thiago Oliveira, Vera Garaude e Vivian Castanheda compartilham lições com o grande público, para alcançá-lo e inspirá-lo. O resultado é uma coletânea de depoimentos escritos com coragem e orgulho, sob a cuidadosa curadoria de Ana Costa e Léo Alves, para compartilhar o que a vida lhes ensinou.

 

Editora Labrador

A Labrador é uma editora de autopublicação, especializada na publicação e distribuição de livros físicos e digitais para autores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MANUAL GRÁTIS