Você seguiu todos os passos que um bom escritor deve seguir para escrever e publicar seu livro. Demorou alguns meses ou anos de trabalho duro para você ter o livro dos sonhos em suas mãos, página por página. Mas e agora?
Sabemos das dificuldades que muitos autores sentem ao divulgar o seu primeiro livro. Por exemplo, como capitalizar suas vendas e obter uma recompensa merecida por sua dedicação? Bem, você pode contratar um agente ou apostar na publicidade online. Neste artigo vamos dar algumas dicas para você dar os primeiros passos.
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Saiba o seu diferencial
Esse é o primeiro passo para começar a entrar nesse novo terreno de divulgação. Todo autor precisa ter em mente que, para ser notado pelo seu público, é preciso se destacar dos demais. Foque nisso e ao mesmo tempo faça um estudo de como os autores que publicam o mesmo gênero que o seu se comportam nas redes sociais. Use como uma oportunidade para oferecer algo diferenciado.
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Defina quem é o seu público-alvo
Através de interações nas redes sociais é possível saber que tipo de público é mais frequente em suas publicações. O que ele consome? Pertence a alguma tribo específica? Onde costuma estar? Consome que tipo de rede social? Que tipo de linguagem utiliza nelas? Qual é o comportamento em sua rede? Invista e proporcione conteúdo focado para esse público-alvo. Como exemplo temos o levantamento feito pela WeAreSocial, o qual mostra que os jovens estão consumindo mais o TikTok: 60% dos 4,72 milhões de usuários ativos no Brasil têm menos de 30 anos (muitos têm entre 16 e 24 anos).
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Conteúdo humanizado
Traga informações e conteúdos que possam gerar identificação com o seu público-alvo. Imagens são relevantes nesse processo. É preciso gerar emoção na sua audiência. Deixe que seu público-alvo faça parte do seu processo criativo. Comente sobre o seu processo de escrita, divulgue lives e eventos não só através de imagens, mas de vídeos no story, seja presente para a sua audiência. Afinal, parafraseando Patrick Münzfeld: “Quem não é visto, não é lembrado. Quem não é lembrado, acaba sendo esquecido”.
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Crie interações em suas redes sociais
As redes sociais são de extrema importância na divulgação de qualquer produto. Não é diferente com o livro. É preciso gerar conteúdo para atrair novos leitores. Você pode fazer enquetes com o propósito de conhecer mais o seu público. Stories e posts no feed com interação geralmente são um bom caminho de estar presente para esses possíveis leitores. Peça para que seu público interaja com seu conteúdo dando like, compartilhando e comentando em suas publicações. Assim, a postagem terá maior alcance e visualizações.
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Seja constante, mas não precisa dedicar 100% do seu tempo
É preciso definir uma periodicidade de interações nas redes. É possível agendar publicações em muitas delas, e você pode fazer isso de acordo com o comportamento da sua audiência. Para que seja vantajoso, comece a analisar os horários e dias em que seu público é mais presente. Faça um planejamento para que sejam postagens constantes e com qualidade. Se for fazer mais de uma postagem por dia, faça com um bom intervalo de horas, assim o engajamento da primeira publicação não é prejudicado.