Publicar um livro é um sonho para todo escritor. Então, seja por realização pessoal ou estratégia profissional, a autopublicação é uma das melhores formas de compartilhar suas histórias e entrar no mercado editorial. Porém, na busca pela realização desse sonho, muitos autores acabam cometendo erros que podem ser facilmente evitados com uma boa pesquisa.
Por isso, a Editora Labrador veio te contar 3 problemas comuns quando se quer publicar um livro, e te mostrar que a autopublicação pode ser o caminho ideal para evitá-los! Vamos à lista?
Problema 1: Não submeter seu livro a um processo editorial de qualidade
A publicação de todo livro bem-feito passa por uma série de processos editoriais essenciais que garantem sua qualidade. São diversos profissionais do mercado editorial envolvidos em cada etapa para garantir que a escrita do autor esteja clara para seu público, que a leitura seja fluida, que o projeto gráfico e a diagramação elevem a qualidade da obra, e que a capa do projeto chame a atenção do leitor.
Além disso, mesmo os melhores escritores possuem vícios de linguagem, além de cometerem erros ortográficos e gramaticais. Logo, um bom trabalho de preparação de texto e revisão são essenciais para garantir que sua história se transforme no melhor livro possível para publicar.
Problema 2: Acreditar que há um caminho certo (ou fácil) para se tornar best-seller
Como já sabemos, publicar um livro é um sonho para muita gente. Consequentemente, surgem várias promessas de sucesso para atrair autores inexperientes que ainda não entendem o suficiente do mercado literário. Acontece que nem mesmo os autores experientes de editoras tradicionais entram com facilidade nas listas de mais vendidos do país, porque isso depende de inúmeros fatores – muitos dos quais não podem ser controlados.
Claro que existem estratégias e características essenciais para o sucesso, como contratar serviços editoriais de qualidade, fazer uma boa distribuição para livrarias e outros canais, estudar sobre mercado editorial e trabalhar com profissionais de marketing dedicados. Mas é bom ter cuidado com editoras que prometem muitas vendas, como se existisse uma forma concreta para garantir resultados grandiosos. Isso não existe.
Problema 3: Buscar apenas editoras tradicionais
O mercado literário cresceu, mas as editoras tradicionais precisam buscar um sucesso financeiro certeiro para evitar prejuízo. Dessa forma, há pouco espaço para riscos – o que inclui publicar novos autores que não sejam conhecidos, não tenham um livro mais comercial ou que ainda não estejam estabelecidos no mercado.
Por isso, buscar editoras de autopublicação é uma alternativa para publicar um livro e entrar no mercado literário, mesmo que você tenha pouco público ou só queira publicar por realização pessoal. Melhor ainda é publicar seu livro com a Labrador, a editora que faz o melhor trabalho de edição e distribuição do mercado de autopublicação! Se interessou? Então, faça seu orçamento sem compromisso aqui e venha nos conhecer.