No mundo atual, as redes sociais deixaram de ser apenas um meio de comunicação e passaram a ser uma ferramenta muito poderosa para que empresas, bloggers, marcas etc. divulguem seus produtos e conteúdos. O Instagram, por exemplo, tem crescido em número de usuários ativos, tornando-se um dos aplicativos mais utilizadas no Brasil.
A gente sabe que divulgar o próprio negócio não é uma tarefa fácil, exige tempo e dedicação, por isso, nós da Editora Labrador, separamos algumas dicas para ajudar você a divulgar o seu livro e fazer com que alcance o seu público! Confira abaixo:
- IDENTIDADE VISUAL
A identidade visual é a maneira como a marca se mostra ao mundo. Digamos que, ela é a “cara” da marca. Pensando no Instagram, uma rede social de compartilhamento de fotos, procure postar fotos de alta qualidade, crie o seu estilo, abuse da sua imaginação e criatividade. O seu perfil deve ter a sua cara!
Pronto, você criou a identidade e já sabe o conteúdo que quer postar. Lembre-se: não deixe seu conteúdo morrer! Compartilhe, compartilhe e compartilhe. A melhor forma de fazer com que as pessoas encontrem o seu conteúdo é fazendo com que circule.
- HASHTAGS #
As hashtags são uma ótima forma de alcançar pessoas que não te seguem ainda. Suponha que você está lançando o seu livro de poesia e você quer que as pessoas o encontrem. Utilizar hashtags como #poesia ou outras relacionadas a esse tema faz com que pessoas encontrem o seu post mais facilmente.
Quando algum assunto está em alta, procure usar a tag desse assunto para promover o seu conteúdo. Mas, cuidado, o Instagram tem um limite de 30 hashtags a serem usadas por post. Use com moderação! E procure sempre utilizar tags relacionadas ao assunto do seu post.
- CONVERSE COM SEU PÚBLICO
Não compartilhe apenas, converse.
A melhor forma de conhecer melhor o seu público é conversando. Faça perguntas, peça a opinião de seus seguidores. Pergunte o que eles estão lendo, indique livros que são do seu interesse e que possa ser deles também. Conversar com seus seguidores é uma ótima forma de criar laços e fidelidade. O Instagram permite que você faça uma Live Streaming – conversar com os seus seguidores em tempo real – Isso é uma ótima forma de se conhecerem melhor! Não seja um estranho para o seu público! (;
- TIMING E PERSISTÊNCIA
Saiba quando é o melhor momento para postar o seu conteúdo para ter maior visibilidade. Se você tem um perfil profissional no Instagram, é possível ver os picos de horários e dias em que seus seguidores estão mais ativos. Mas você também pode monitorar isso avaliando a quantidade de curtidas e comentários em seus posts. Se o seu post não recebeu a atenção que você esperava, tá tudo bem! Essa também é uma ótima forma de aprender o que funciona ou não para você. Tenha paciência e persistência.
- PROMOÇÃO
Você provavelmente já reclamou daquela marca que ficava lotando o seu Instagram com anúncios, né? De fato, publicidade é muito útil também, mas você não quer que o seu perfil seja somente disso. Existem várias maneiras de promover o seu livro sem criar anúncio seguido de anúncio. Lembre-se: equilíbrio é bom!
- CONTEÚDO É A CHAVE!
A melhor maneira de conquistar o seu público é criando conteúdo relevante. Procure entender o que gostam de ver. Novamente, converse com o seus seguidores para saber o que você deve postar. Divulgue seu livro, mas também crie conteúdo extra como curiosidades, faça sorteio de um exemplar, utilize os stories para instigar a curiosidade de todos. Quanto mais relevante for o seu conteúdo, melhores são as chances de você alcançar o seu público!