Você já avaliou algum produto depois da compra? Ou já leu e procurou pelos comentários de outros consumidores nos produtos para saber se realmente estava direcionando bem o seu dinheiro no momento da aquisição?
O mercado do e-commerce não para de crescer no Brasil, e isso muda um pouco nossa forma de interagir com as lojas e de consumir os produtos disponíveis. Não apenas os comentários na página do produto são necessários, mas selecionar as famosas estrelinhas acaba dando visibilidade e credibilidade, já que ajuda clientes em dúvida a tomarem a decisão final da compra. Pense bem: quando você procura um produto on-line com o qual nunca teve contato, você não dá uma “olhadinha” nas notas para ver se a leitura vai te ajudar a tomar uma decisão?
Ao olhar um produto e ver uma boa avaliação, você constrói a confiança com o comprador e melhora os gráficos de interação na busca. Os sites passam a gerar conteúdo a partir dele e ajuda o posicionamento do seu produto dentro de sua categoria. Isso é vantajoso para a realização do marketing digital e, consequentemente, para o aumento das vendas: itens bem avaliados vendem mais e geram uma maior receita. Além de tudo, as avaliações nos sites ajudam a recolher feedbacks e a entender a experiência dos usuários em relação não só a compra, mas também as impressões do produto.
A Amazon possui um sistema de avaliação que vai de 1 a 5 estrelas. E por que isso é importante? Porque você consegue dar esse feedback para o autor do livro, para sua editora e para os futuros leitores. A lógica é simples: quanto mais estrelinhas e avaliações o seu livro tiver, mais ele sobe no ranking e fica visível para mais pessoas. Hoje em dia, tudo depende de algoritmos – e para o algoritmo reconhecer que seu livro é importante, precisa dessas avaliações. Nossa dica é: peça para amigos, familiares e pessoas que leram seu livro tirarem 5 minutinhos para escrever uma avaliação e dar estrelinhas para o seu livro. Faz toda a diferença na hora do seu livro ganhar a visibilidade que merece.
Então você, autor, precisa que seu livro seja avaliado nos sites em que está disponível. Sim, é imprescindível que nas grandes livrarias ele tenha uma boa quantidade de comentários e de avaliações médias. Depois do lançamento, é importante que não só você, mas que seus amigos e convidados do evento deem uma passadinha nos grandes sites como a Amazon e deixem as impressões que tiveram sobre seu texto. Você pode fazer esse pedido através de mensagens ou até mesmo em uma campanha off-line pós-lançamento. O importante é não se acanhar e lembrar de ter vergonha, pedindo para que eles exponham as impressões em todas as plataformas possíveis.