Depois de muita pesquisa, muita escrita, muita inspiração e transpiração, seu original finalmente está prontinho! Então, você entra no site da Labrador, clica em “Peça um Orçamento” e começa a preencher as informações. De repente, se depara com este item: “Quantidade de exemplares”. E agora? Como saber quantos exemplares publicar?
A resposta a essa pergunta depende de três fatores principais. Confira!
- Você quer ver seu livro vendido nas livrarias?
A não ser que você esteja fazendo um livro comemorativo destinado a amigos e familiares, a resposta a essa pergunta só pode ser: “Claro!”.
Nesse caso, para que a Labrador possa fazer uma boa distribuição, colocando seu livro à venda por todo o Brasil, no mínimo (mínimo mesmo!) você vai precisar de 300 exemplares – idealmente, 500 ou 1.000.
- Você é bem relacionado? Tem muitos amigos?
Alguns autores nem sabem, mas têm a receita para o sucesso: família grande, centenas de amigos, contato com ex-colegas de trabalho, alunos e ex-alunos… Se esse é o seu caso, já aviso: 300 exemplares não dão nem pro gasto!
- Seu livro tem potencial de vendas?
Há diversos fatores envolvidos nessa pergunta. Uma parte está relacionada à pergunta 2; outra está relacionada ao assunto do livro: é original? Ou aborda um tema na moda de forma inédita? Há uma demanda por livros assim no mercado que não está sendo suprida? Tem a ver com algum outro best-seller de sucesso?
Há ainda uma terceira parte, relacionada ao seu nome: você é referência nesse assunto? Há um público que busca novas publicações suas?
Por fim, uma quarta parte tem a ver com educação: o livro tem potencial de ser adotado por escolas, faculdade ou outras instituições educativas?
Se a resposta a todas essas perguntas for “sim”, talvez nem 5 mil exemplares deem conta do recado. Se você respondeu sim a uma ou duas, está inseguro, 1.000 exemplares é um bom número.
Aí você me pergunta: “Mas, se estou inseguro, porque não começar com 300, depois fazer outros 200, depois mais 500…?”. Sim, essa é uma opção, mas é importante ter em mente que é bem mais barato imprimir 500 exemplares de uma vez do que 300 antes e mais 200 depois.
A regra é: quanto mais exemplares você fizer, menor o custo por exemplar. Isso acontece porque as gráficas têm alguns custos fixos de impressão que independem da quantidade de exemplares.
Lógico que você não deve imprimir 5 mil exemplares só porque o custo por exemplar é mais baixo – é importante avaliar o potencial de venda do livro, para depois não ficar com 3 mil exemplares ocupando o quartinho da despensa. Mas, se você havia pensado em 300 exemplares e antes mesmo de lançar já está com 100 vendidos, é bom avaliar se não vale a pena fazer um pouquinho a mais…