Antes mesmo de se sentar para escrever, a esmagadora maioria das pessoas se encontra em uma encruzilhada: como ultrapassar o bloqueio inicial, se jogar no mundo da escrita e produzir um texto de qualidade?
Abaixo, compilamos 4 dicas que te colocam na direção da publicação e, acima de tudo, te ajudam a aperfeiçoar seus poderes. Otimize suas habilidades para obter um melhor resultado!
- Leia como um editor
Quando estiver diante de textos literários, artigos e as mais diversas formas de expressão de ideias, pergunte-se: “Como isso poderia ter sido escrito de uma maneira melhor?”. Esse exercício é um bom treino para desenvolver um olhar crítico e escrever melhor.
Em algumas situações, a resposta será bastante óbvia, como em trechos mal escritos, com erros gramaticais, jargões desnecessários e sentenças extensas e cansativas demais. Mas preste atenção também a composições harmoniosas, tentando desvendar o que as torna tão bem escritas. Assim, seu senso de estética textual se tornará mais refinado e sua escrita será ainda mais eloquente.
- Desenvolva um senso autocrítico
Após escrever, levante-se, tome uma água e volte, encarando com novos olhos seu trabalho. Esse mecanismo tornará possível o reconhecimento de trechos que necessitam de polimento.
Em algumas ocasiões, será notável a necessidade de reescrita. A vontade de reestruturar trechos ou parágrafos completos é normal – e até saudável. Se for o caso, reescreva algumas linhas e compare a nova versão à anterior. Assim, os ajustes serão mais bem assimilados, e você poderá se perguntar: “As mudanças realmente tornaram a obra mais articulada?”.
Entretanto, durante esse processo, lembre-se de que também é importante saber onde parar. A troca de palavras por sinônimos e as reestruturações frasais podem ser feitas um milhão e meio de vezes, mas eventualmente é preciso confiar em nosso senso crítico interno e finalizar o texto sem medo.
- Estabeleça prioridades (e as cumpra)
Escrever significa se limitar ao silêncio de seus próprios pensamentos durante o tempo que for necessário para que sentenças coerentes possam ser estruturadas. Entre uma construção e outra, é inevitável que o telefone toque, que você precise se alimentar, passear com o cachorro ou até buscar o filho na escola. A realidade cotidiana inevitavelmente baterá na sua porta, e exatamente por isso é necessário criar uma rotina.
Comece estabelecendo as prioridades de cada tarefa do dia e estimando um tempo para a realização de cada uma delas. Crie uma lista de afazeres para ajudar na organização. Perceba o que pode vir a bloquear seu progresso e mapeie essas distrações, para que sua produtividade não seja afetada. Uma dica simples e efetiva é se desligar do mundo digital, fazendo log off de redes sociais e desligando o celular durante o tempo dedicado à escrita.
- Invente prazos
Na maioria das vezes, a procrastinação leva o melhor de nós. Situações em que focamos grande parte dos nossos esforços para realizar tarefas de pouca importância tendem a acontecer mais do que gostaríamos de admitir, principalmente se trabalhamos em um ambiente de trabalho não corporativo, como dentro de casa. É importante se manter atento a isso e otimizar seu tempo. Para evitar os momentos de estagnação, estabeleça metas imaginárias. Prometer a si mesmo, por exemplo, que você escreverá 1.000 palavras ao dia por, digamos, duas semanas já é um excelente começo.