Em 2015 foram publicados 17.000 novos títulos. Mesmo assim, é cada vez mais difícil um autor estreante conseguir publicar o seu livro nas editoras tradicionais. Existem diversos fatores que contribuem para que as portas de publicação se fechem cada vez mais. Exploro abaixo os dois principais:
- Mudança no perfil das editoras: Com a chegada dos grandes grupos internacionais e consolidação do mercado nacional, as grandes editoras voltaram-se mais e mais para os resultados financeiros. Se, há alguns anos, as editoras tinham tempo para descobrir novos talentos, investir e esperar o retorno; hoje, a necessidade de lucro é mais imediata. Assim, faz mais sentido investir em autores consagrados, em celebridades ou em escritores com grande número de seguidores nas redes sociais.
- Diminuição do número de livrarias/Mudança no acervo das grandes: Pela mesma lógica financeira descrita acima, as livrarias passaram a ter menos espaço para o novo. Desta maneira, as pequenas tentam competir com as grandes vendendo best-sellers. E como as maiores têm melhores condições comerciais, as pequenas sofrem. E muitas fecham. Menos metros de prateleiras. Menos espaço para o novo.
Não ter o texto aceito por uma editora tradicional não significa que não se possa publicá-lo. As editoras de self-publishing surgiram para atender quem não consegue, ou não quer, publicar pelas editoras tradicionais.
Existem diversos modelos de negócio que vão desde a simples publicação do original do autor, sem nenhum trabalho editorial, até por empresas, como a Labrador, que oferecem o serviço completo (edição, divulgação e distribuição).
No próximo post, vou detalhar um pouco os diversos modelos de negócio oferecidos no Brasil.
Fonte da imagem: pixabay/PublicDomainPictures