Skip to main content

Nos bastidores da autopublicação: uma entrevista com Candice Pascoal

A Editora Labrador se juntou novamente com a Kickante, mas dessa vez ela é a nossa convidada! Começamos o mês com a entrevista “Nos bastidores da autopublicação” com Candice Pascoal. Candice é fundadora e CEO da Kickante, a maior plataforma de financiamento coletivo do Brasil. Se você quer um empurrãozinho para tirar ideias do papel, a entrevista é imperdível.

 

  1. Como começou o seu sonho com a Kickante? Você pode nos contar um pouquinho do início da sua história?

Trabalhei na indústria da música e vi de perto as mudanças desse setor e a queda de diversas empresas da área por não saberem como lidar com o mundo digital. Além disso, atuando com consultoria de arrecadação de fundos para ONGs, percebi que tudo era feito com um custo enorme, o que acabava inviabilizando a arrecadação em massa para a maioria das instituições. Foi nesse momento que identifiquei as possibilidades oferecidas pelo crowdfunding, pois através dele qualquer pessoa pode arrecadar fundos e tirar seus projetos do papel. Empolgada com o poder transformador e social dessa ferramenta, decidi investir no segmento no Brasil.

Mas, pesquisando o mercado de crowdfunding, concluí que o Brasil ainda estava muito atrás comparado ao que vivíamos nos exterior.  Resolvi, então, deixar uma carreira executiva de high pay internacional para liderar uma startup de impacto social, a Kickante. Enxergo no crowdfunding o potencial de democratização, de oferecer o poder para que qualquer pessoa consiga tirar seus projetos/sonhos do papel com a força da multidão.

 

  1. Ao começar a criar a Kickante, qual foi o seu maior desafio? O que mais lhe surpreendeu?

O crowdfunding já era bastante difundido no exterior e sabíamos que teríamos um longo caminho a percorrer no mercado brasileiro. O que mais me surpreendeu foi a falta de conhecimento de como usar o marketing digital para tirar projetos do papel, pela maior parte da população. Então, criamos um sistema interno e ensinamos nossos clientes a divulgar e atingir suas metas. Temos também vários ebooks para que qualquer pessoa possa conhecer o que faz com que nossos criadores consigam captar tanto: www.kickante.com.br/bau-de-ideias/dicas-sobre-crowdfunding/ebooks

 

  1. Teve alguma campanha em especial que a tocou? Se sim, nos conte como foi essa experiência.

Tenho 3 campanhas muito especiais e por motivos diferentes.

Uma delas é o Santuário Animal. Essa campanha foi a primeira no Brasil a arrecadar 1 milhão de reais. E alcançar esse alto valor foi um objetivo nosso, como empresa, pois queríamos que todos os brasileiros confiassem e acreditassem no crowdfunding como uma ferramenta viável para projetos grandes e pequenos. Isso foi muito importante para que outros criadores começassem a sonhar e correr atrás também.

A segunda é a do meu livro. Além de CEO, eu lanço todos os meus projetos criativos pela Kickante. Eu financiei a pré-venda do meu livro pela Kickante e ele se tornou um bestseller no Brasil. E isso é muito importante, pois me ajuda a ver o serviço com os olhos do cliente.

Outra muito especial é a Mãozinha para Manu, uma menininha que nasceu sem uma mão e captou fundos com a Kickante para comprar uma prótese. A campanha bateu a meta de 150 mil reais e pouco tempo depois a Manu enviou um vídeo para a gente pintando as unhas e disse: “Olha, gente, agora eu posso pintar as minhas unhas. Obrigada!”.

 

  1. Você já fez um livro, através de crowdfunding, pela Labrador. O que achou do processo e de trabalhar com nossa equipe?

Apenas uma palavra: maravilhoso.

Obrigada, time!

 

  1. Achamos a plataforma de crowdfunding uma excelente opção para autores arrecadarem fundos para lançar seu sonho. Para autores que pensam em começar sua campanha, o que de mais fundamental você diria a eles?

A Kickante já apoiou mais projetos do que os líderes do mercado de literatura. Só em 2016, foram 1.618 projetos editoriais!

Para a literatura, a possibilidade de arrecadar fundos on-line através do crowdfunding vem mudando a forma com que os escritores se relacionam com as editoras. Antes, eles precisavam recorrer às editoras e, somente por intermédio delas, o seu livro poderia ser lançado. Porém, com o crescimento do crowdfunding no Brasil e no mundo, o processo mudou e os escritores agora possuem total controle sobre seus livros – decidem como será o conteúdo, formas de divulgação e retorno financeiro. Tudo isso graças ao apoio dos fãs!

 

  1. Quais os próximos passos para a Kickante? O que podemos esperar dela nos próximos anos?

Nossa missão na Kickante é quebrar as regras do jogo e reinventar como fazemos crowdfunding sempre que o mercado pede. Temos planos estratégicos que não posso ainda divulgar, mas, como sempre, continuaremos inovando e fazendo de tudo para que o brasileiro comum possa viver seu sonho.

 

  1. Você inspira milhares de brasileiros a atingirem seus sonhos. Que mensagem ou recado você gostaria que todo mundo escutasse?

Tirar seu projeto do papel não é difícil. Siga os passos do livro “Seu Sonho tem Futuro” e continue. E nunca se esqueça de que a vida é um ciclo infinito para quem sabe manter as portas das oportunidades sempre abertas.

 

Editora Labrador

A Labrador é uma editora de autopublicação, especializada na publicação e distribuição de livros físicos e digitais para autores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MANUAL GRÁTIS