Skip to main content

Labrador na mídia: Entrevista para CBN Noite Total com Marcus Nakagawa

Marcus Nakagawa, autor do livro “101 dias com ações mais sustentáveis para mudar o mundo”, vencedor do prêmio Jabuti 2019 na categoria Economia Criativa, participou do programa CBN Noite Total, apresentado por Tania Morales.

Durante o programa, Nakagawa desmistificou a ideia de ecologia e sustentabilidade aplicadas no dia a dia, e, usando alguns pontos apresentados no livro, relembrou que ações sustentáveis não estão apenas na diminuição de resíduos plásticos como copos e canudos, mas sim nas pequenas ações cotidianas, já que o termo sustentabilidade não é apenas trabalhar a visão ecológica, mas também questões sociais e econômicas (principalmente quando isso tange a questão empresarial).

Em seu livro, Marcus aponta o meio termo entre a ideia dos ambientalistas e dos economicistas através de um olhar mais humano para o tema. Desenvolvimento sustentável, segundo ele, é feito por meio da soma de inteligência e de tecnologia para resolver os problemas. Para Marcus, o que falta para isso acontecer não é mais o levantamento das soluções, mas sim foco para aplicar as ações no dia a dia. Falar sobre fome é falar sobre sustentabilidade. Os 17 ODS – os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU – são o sonho coletivo dos seres humanos para resolver os problemas macros encontrados em 195 países.

Pensando no viés financeiro, muitas pessoas pararam de empregar o termo “sustentabilidade” e falam agora sobre “regeneração”. Já tendo um terço dos recursos naturais destruídos, é preciso adotar o conceito de economia circular. Quando entendemos uma ideologia como uma oportunidade e repensamos os modelos de negócio, nós conseguimos desenvolver e sair do “ter” para o “usufruir”, desenvolvendo um novo modelo econômico que pauta as questões ambientais e sociais.

Durante os 50 minutos em que participou do programa, Nakagawa comentou algumas ações descritas em seu livro, como o capítulo “gentileza gera gentileza”, considerado o princípio básico para que a sustentabilidade vire algo cotidiano. “Se você não tem empatia com uma outra pessoa, um trabalho com a outra pessoa, não entende a outra pessoa, não adianta querer falar de árvore, de planeta (…). A gente vive em um coletivo, em várias organizações, em que as pessoas dependem de você e que você depende das pessoas. Esse é o princípio básico. E se você gerar uma força maior pro outro – negativo ou positivo -, isso vai reverter pra você. E essa empatia vai gerar coisa boa ou coisa ruim”.

Para mais ações simples e aplicáveis no dia a dia, acompanhe a entrevista completa de Marcus para CBN clicando aqui ou adquira seu exemplar de “101 dias com ações mais sustentáveis para mudar o mundo” nas maiores livrarias do país.

 

 

Editora Labrador

A Labrador é uma editora de autopublicação, especializada na publicação e distribuição de livros físicos e digitais para autores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MANUAL GRÁTIS