Skip to main content

Inspiração: como começar quando não sabemos sobre o que escrever

Ter ideias para um bom texto é extremamente difícil quando nos sentimos desestimulados. O desespero por uma faísca de conceito é muito comum, especialmente quando nos encontramos fora de nossos eixos criativos. O que fazer quando a disposição para começar o trabalho é maior do que qualquer semente de projeto?

A Editora Labrador compilou uma lista com algumas sugestões de fontes de inspiração. São exercícios mentais que dão margem aos mais diversos devaneios, sendo responsáveis muitas vezes pelo estimulo da imaginação. Pesque ideias e coloque-as no papel, dando vida a seus projetos. Confira as atividades abaixo!

 

  • Inspire-se com uma música

 

Já se perguntou qual a história por trás de uma canção? Escolha uma melodia que te cative, de alguma maneira pessoal, e escute-a prestando muita atenção na letra. Quais são os personagens que protagonizam este cenário da trilha? Como é a situação deles? Quais desafios enfrentam? Tenha em mente que o exercício não é recriar a obra em sua versão prosa, mas sim imaginar vividamente as pessoas e as circunstâncias que se configuram como pano de fundo.

 

  • Reinvente uma memória da infância

 

Pense num momento vital de sua infância – algo que moldou seu futuro de alguma maneira. Agora, imagine elementos que poderiam ter se dado de maneira diferente. Por exemplo, com o campeonato de vôlei da segunda série que você perdeu, fantasie uma inesperada vitória. Ou com sua namorada do colégio, que você amava, mas teve de romper; e se tivessem ficado juntos? Como seria a vida?
Crie histórias a partir dos detalhes que poderiam ter sido diferentes, e se depare com os mais magníficos cenários do que poderia ter sido.

 

  • Escreva sobre uma pessoa desconhecida que você encontra diariamente

 

Sabe aquele senhor de cabelos grisalhos que pega o mesmo ônibus que você todos os dias? Para onde será que ele vai quando desce às 17h45 na porta do metrô? Explore este mistério, criando suas próprias respostas. Dê um rumo para estas crônicas que se interlaçam na enorme pulsão de vida que a metrópole carrega.

 

  • Explore suas histórias de fracasso; muitas vezes um bom conto pode partir de erros cotidianos

 

Ninguém é um sucesso 100% do tempo. Baixe sua guarda e conte aos seus leitores sobre um grande fracasso. Muitas vezes, eles se relacionam com a narrativa de luta e com sua resiliência, sentindo-se até inspirados pela história e pelo modo como você superou os desafios, crescendo com eles. Seu aprendizado com um momento ruim pode ser muito valioso.

 

  • Ache um novo e interessante ângulo para abordar assuntos em voga

 

O que está em alta ultimamente? Mantenha-se informado, lendo diariamente periódicos, jornais e portais de notícias, procurando se aprofundar nos assuntos que mais te interessam. Assim, depois de um momento de digestão de conteúdo, você pode formular uma interpretação nova, intrigante e sensata, com uma pitada de sua personalidade. Não há nenhum motivo para não cobrir um tópico atual por meio de um ângulo inovador!

Editora Labrador

A Labrador é uma editora de autopublicação, especializada na publicação e distribuição de livros físicos e digitais para autores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MANUAL GRÁTIS