Quem segue a Labrador já deve ter reparado que somos grandes incentivadores da divulgação por parte do autor. Pedimos que ele chame o maior número possível de pessoas para seu lançamento: amigos, conhecidos, colegas de trabalho, vizinhos. Quanto mais gente, melhor!
E isso vai muito além do convite para o lançamento. Estamos falando de formação de leitores!
Você sabia que somente 56% da população brasileira acima de 5 anos é considerada leitora*? E que ler está em 10° lugar entre as atividades que as pessoas mais gostam de fazer em seu tempo livre? 30% dos brasileiros nunca comprou um livro e, mesmo quando se fala de atividades online, a leitura ficou em 6º lugar entre os mais indicados.
Dos considerados não leitores, que disseram nunca ter lido um livro, 32% diz que o motivo é falta de tempo, 28% diz não gostar de ler e, 13%, não ter paciência para a leitura.
O governo federal lançou, em 2003, a Política Nacional do Livro, que tem o objetivo de valorizar, incentivar e democratizar a leitura no país. Mas você já se perguntou o que pode fazer para melhorar esses números?
Que tal começar um clube de leitura entre seus amigos e familiares? Que tal falar escrever em suas redes sociais sobre o livro que está lendo (ou escrevendo), atiçando a curiosidade de seus seguidores? Mostre a eles que a leitura é um prazer, e não uma obrigação.
Ajude a fazer da leitura uma rotina e não um evento esporádico. Ler melhora o vocabulário e escrita e desenvolve a linha de pensamento. Leitura é uma questão de hábito que precisa ser incentivado!
* Dados da última pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada em maio de 2016, que considera leitor aquele que leu pelo menos um livro ou parte de um nos últimos 3 meses.