Skip to main content
Feliz Livro Novo!

Feliz Livro Novo!

Entramos no segundo mês de 2020, mas temos aquela impressão de que o ano só vai começar depois do carnaval, né? Entre as metas – sejam as possíveis ou impossíveis –, temos certeza de que está escrito em algum lugar: “Escrever e publicar meu (ou mais um) livro”.

Sabemos que muitos leitores têm a escrita como hobbie (geralmente escrevendo pequenos textos, alguns pensamentos, mas não uma obra completa), e que grandes ideias surgem de momentos de lazer.

Bem, a sua grande ideia surgiu… mas e agora?

Não existe receita de bolo na hora de começar a produzir sua obra. Seja no bloco de notas do celular, no word ou no bom e velho caderno, o importante é começar. E para te ajudar a tirar isso da sua lista, nós da Labrador reunimos dicas para que você se anime e se jogue no processo de escrita.

  • Planejamento é sempre bem-vindo

Muitos dizem que as histórias surgem, que elas se escrevem sozinha e que o autor é apenas um instrumento para que elas cheguem ao mundo. Isso pode ser verdade, mas fazer planos (qualquer plano) é muito motivador e sempre dá um gás. Se você quer manter um ritmo de escrita e estruturar a sua história, um planejamento inicial sempre vem a calhar. Sim, no meio do processo tudo pode mudar – nomes, cidades, futuro, passado das personagens – e tá tudo bem! Mas com um planejamento inicial, você evita desistências, páginas em branco, bloqueios mentais e algumas frustrações pelo caminho.

  • Insira momentos de escrita na sua rotina

Não adianta: é muito difícil tirar coisas do papel sem disciplina e foco. Inspiração faz parte do processo, mas ela é apenas um catalisador. Seja realista, faça um planejamento semanal e veja por quanto tempo você conseguirá se dedicar à história. Colocar metas como “x capítulos por mês”, “y parágrafos por semana” e “z caracteres por dia” são coisas que ajudam alguns autores. Você pode inserir isso dentro da sua rotina caso não te desmotive a continuar o processo

  • Interaja com quem está em processos parecidos com os seus

Aulas de escrita criativa, workshops e plataformas de escrita são formas muito legais de conhecer pessoas. Criar uma rede de contatos em que você possa se apoiar e criar vínculos é bastante importante, porque você consegue trocar experiências, aprender coisas novas, produzir ideias em conjunto e sempre se manter motivado e focado.

  • Acompanhe produtores de conteúdo sobre escrita

Os meios de encontrá-los são infinitos: seja por meio de blogs, YouTube, Instagram ou podcasts (sim, você não leu errado!), a internet está recheada de pessoas que se dispõem a debater sobre os mais variados assuntos – e a escrita é um deles! Tenha alguns momentos de lazer (como aqueles em que você fica rolando o feed do Instagram) como momentos que podem não só entreter, mas agregar valor a coisas que você tem como meta. Produtores de conteúdo sempre apresentam técnicas, possibilidades e testes de uma forma muito leve e divertida.

E aí? Curtiu as dicas? Conta pra gente qual você gostou mais e quais passos costuma aplicar para trazer suas histórias ao mundo!

Editora Labrador

A Labrador é uma editora de autopublicação, especializada na publicação e distribuição de livros físicos e digitais para autores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MANUAL GRÁTIS