Não é nenhuma novidade que as redes sociais vêm crescendo e ganhando cada vez mais importância. Num cenário fluido como o atual, romancistas, poetas, jornalistas e escritores diversos se encontram em uma encruzilhada: como adaptar seu mundo analógico à constante digitalização?
O Twitter oferece uma resposta! Com essa ferramenta, a divulgação de livros, textos e projetos acompanha a intensa velocidade do fluxo de informações.
Ele atua como um microblog, permitindo que o usuário crie uma persona interessante e atrativa, que represente seus valores na internet.
Além disso, participando das hashtags mais usadas, o escritor se insere em assuntos quentes e em vigor no momento, e o alcance orgânico atrelado aos tweets cresce em progressão geométrica.
Outra vantagem é a aproximação entre os usuários, que possibilita que os autores identifiquem seu público alvo com mais facilidade.
Com isso em vista, compilamos uma lista de 5 passos para fazer otimizar seu Twitter e alavancar a venda de seus livros.
- Comunique-se!
- “Quem não se comunica se trumbica”, dizia Chacrinha. Através do Twitter, a comunicação com outros autores, leitores e produtores de conteúdo do mundo literário se torna mais eficiente. Aproveite a ferramenta para usar a criatividade nesse mundo de pouca formalidade e muita abertura.
- Posicione-se!
- Seguir seus autores favoritos e outras figuras relevantes do universo dos livros fará com que você fique mais conectado e atualizado. Aproveite o que ler para retwittar e criar novos conteúdos: é importante compartilhar tweets com temas relacionados ao setor.
- Interaja!
- Relacione-se com outras figuras do universo literário e do mercado editorial e esteja sempre por dentro das novidades. Se inteire sobre o mundo relacionado à sua obra para ficar por dentro do que acontece por aí e encontrar potenciais leitores. Assim, você forma uma rede com users que possam vir a se interessar por suas ideias.
- Cultive bem seus frutos!
- Use o Twitter para construir e manter um bom relacionamento com seus leitores. Quanto mais você usar a ferramenta, mais seguidores terá, e, assim, uma base de fãs começa a ser criada. Isso será importante para anunciar futuros projetos voltados a suas obras.
- Cative!
- Divulgue conteúdo original! Microcontos, relatos e rabiscos, assim como diversas novidades relevantes. Essas criações podem auxiliar na construção de sua persona digital, tornando-a coerente e atrativa para o público digital.
Excelente!