Escrever não é um dos hábitos mais fáceis que uma pessoa pode cultivar, pois exige bastante trabalho, senso crítico, disponibilidade de tempo e bagagem cultural.
Um dos primeiros passos para melhorar a escrita é muita leitura. É a primeira e a mais importante etapa. A leitura é capaz de proporcionar ampliação de vocabulário, conhecimento aprimorado de ortografia e de construção de texto, sem mencionar o desenvolvimento da imaginação. Portanto, a primeira dica preciosa é: leia bastante e, se puder, inclua nessa atividade obras sobre a arte de escrever – há várias no mercado que podem ajudá-lo, não hesite em usá-las.
O segundo passo é praticar a escrita. Escrever, reler, revisar e reescrever. Faça isso quantas vezes considerar necessário para aprimorar seu texto. Não tenha receio de cortar trechos que estão “em excesso” ou reformular a redação. Às vezes, o apego ao texto pode atrapalhar – aquele parágrafo pode ser muito claro para você, mas precisa ser para o leitor também –, então desapegue e mexa sem receio nas palavras, frases, parágrafos e capítulos. Selecione pessoas que admira pelo bom conhecimento de gramática e texto e peça para que realizem uma leitura e opinem sobre sua redação.
Cada autor possui suas necessidades para escrever. De que forma você trabalha? Precisa tomar notas de ideias que surgem? Necessita de um canto silencioso ou prefere ouvir música? Encontre seu melhor modo de escrever e o transforme em um hábito.
Evite repetições, clichês, redundâncias e ambiguidades – a não ser que sejam propositais. Utilize dicionários para procurar sinônimos, antônimos e definições dos verbetes. Há várias ferramentas on-line que podem ajudá-lo a estruturar seu texto, tanto dicionários quanto sites que tiram dúvidas de português.
Pesquise muito sobre o tema do seu texto. Seu personagem tem algum distúrbio de personalidade? Tente se aprofundar no assunto. Está em uma faixa etária diferente da sua? Descubra o que pessoas com essa idade gostam de fazer e suas tarefas diárias. A narrativa se passa em uma cidade onde nunca esteve? Utilize sites de pesquisa para saber curiosidades do local ou até mesmo para fazer um tour virtual pelas ruas. Ao pesquisar cada característica e elemento para seu personagem e história, é possível criar um texto mais verossímil.
Portanto, siga as dicas de quem já é escritor e pratique sempre para aprimorar seus textos, isso tornará o processo de criação mais fácil. Você poderá inspirar e apaixonar leitores – e até influenciar novos escritores –, além da satisfação pessoal ao ver sua história finalizada.