Com a chegada de uma doença completamente inesperada, que fez o mundo parar, foi preciso se ater às atividades em casa, em uma reclusão que já dura quase um ano. Mas além de tudo que ronda o coronavírus, algumas situações do nosso cotidiano foram despertadas, como o tempo disponível para ler mais.
Sabe aquele livro legal comprado em uma empolgação que espera na estante para ser lido já há meses, ou anos? Tivemos tempo de sobra nesse processo de quarentena para começá-lo. Porém esse tipo de atividade requer certo cuidado, porque ninguém começa a ler mais livros do nada – é necessário cultivar um hábito.
Sentar para finalmente ler o livro e não conseguir focar ou sentir sono logo na segunda página não é uma questão individual, muitas pessoas passam por isso.
Um hábito é uma atividade feita cotidianamente, como escovar os dentes sempre no mesmo horário. Com o tempo, ele passa a ser natural, sem que seja necessário grande esforço para acontecer. Ler mais é criar o hábito da leitura. Separar um momento, ou vários momentos para essa atividade, criar objetivos.
Aqui vamos te dar dicas sobre como criar e manter esse hábito que é tão gostoso e importante para nós.
Dicas práticas para ler mais
A leitura é uma característica cultural também. Em muitas sociedades, o status de leitor não é uma grande coisa, porque é normal. Na França, em uma pesquisa publicada pelo Centro Nacional do Livro em 2018 indicou que 88% dos franceses eram leitores assíduos e que a média de leitura por ano ficava em 21 livros.
No Brasil, durante o mesmo período, verificou-se que 58% da população se diz leitora, e essa quantidade lê em média 5 livros por ano.
Então, como se manter a leitura em uma época com tantas distrações e em uma cultura que lê pouco? Algumas atitudes simples podem ajudar, como:
Mantenha o livro na mão
Sempre que estamos em filas, salas de espera ou transportes público, percebemos uma quantidade enorme de pessoas com o celular na mão. Isso porque esse tempo é ocioso, é o tempo de espera para se fazer algo, e o mais comum é pegar o item mais interativo da bolsa para focar. Então, coloque o celular no fundo da bolsa e deixe o livro sempre acessível. Assim, nos seus trajetos, o hábito da leitura vai começar a ser cultivado.
Descubra seu horário preferido para a leitura
Existem pessoas que são mais diurnas e outras mais noturnas; isso quer dizer que o pico cerebral acontece em um determinado horário, fazendo com que a pessoa fique muito mais disposta, focada e ativa.
Aproveite esse momento e tire 5, 10, 15 minutos para a leitura. Por exemplo: se o seu pico é pela manhã, comece tirando 5 minutinhos para sentar e ler alguns parágrafos depois do café. Com o tempo vá aumentando gradativamente, até que se torne um hábito e você sinta necessidade por uma leitura matinal.
Comece pelos pequenos
Quem não cultivou o hábito da leitura e já quer começar a ler um clássico russo de 1000 páginas tem menos chance de permanecer no objetivo do que alguém que comece com um livro de 100 páginas contemporâneo. Isso porque nosso cérebro trabalha com recompensas, e se você dá a ele uma recompensa logo em seguida de começar uma leitura, vai te ajudar. Já um livro muito grande será cansativo e com a dispersão você vai deixar de lado.
Diversifique sua leitura
Você já sabe do que gosta de ler? Se sim, separe dois livros de gêneros diferentes. Mantenha sempre um físico na bolsa e outro em ebook, seja por um aparelho próprio ou em um app de leitura no celular. Muitas vezes nos cansamos de um tema só e, para não perder o ritmo de ler sempre, ter a mão outro livro te ajudará a manter o foco.
Aproveite essas dicas e descubra mais sobre si mesmo na sua jornada para ler mais livros. Esse é um hábito que faz bem e é muito gostoso. Lembre-se daquele ditado popular clássico sobre leitores e livros: “Quem lê nunca está sozinho”!
Ótimas dicas! Sempre tive dificuldade em ler livros, minha meta ano passado foi de 10 livros e consegui atingi-la, fiquei bem contente.