Você já deve ter passado por uma cena parecida: você precisa escrever e se prepara psicologicamente para isso. Senta, olha para a tela do computador, o tempo passa e as palavras simplesmente não saem. Você começa a ficar ansioso. Quando uma ideia surge, você fica em êxtase, pega uma caneta ou volta para o computador repleto de animação para transformar sua ideia em um belo texto. Mas aí, quando começa a escrever, você simplesmente trava. O prazo aperta e você ainda nem começou… Um milhão de sentimentos vem à tona e o desespero te aflige. Voilà, o famoso bloqueio criativo.
Separamos neste post algumas dicas que vão te auxiliar nesse momento. Parafraseando Douglas Adams, “Não entre em pânico!”
1 – Mude seu ambiente de escrita
Mudar de cenário pode te ajudar a ter novas ideias e a dissipar o bloqueio criativo. Experimente escrever em um parque, café ou biblioteca.
2 – Faça uma lista de brainstorming
Anote todas as ideias que lhe vêm à mente, mesmo que elas pareçam absurdas ou sem sentido. Às vezes, as ideias mais malucas podem levar aos textos mais incríveis.
3 – Dedique-se ao hábito de ler
Ler outros autores pode ajudá-lo a obter inspiração e a desenvolver suas habilidades de escrita. Além disso, a leitura também pode expandir seus horizontes e ajudá-lo a encontrar novos temas e ideias para escrever.
4 – Faça uma pausa
Às vezes, o melhor caminho é dar um passo para trás e descansar. Faça uma pausa, pratique atividades de lazer ou passe um tempo com seus amigos e familiares. Neste período, crie boas memórias e compartilhe histórias.
5 – Escreva algo completamente diferente
Se você estiver preso em um projeto específico, experimente escrever algo completamente diferente, como um poema, uma peça de teatro ou uma história curta. Isso pode te ajudar a desbloquear sua criatividade e voltar ao projeto original com uma nova perspectiva.
6 – Exercite sua mente
Exercite sua mente com jogos mentais como sudoku, palavras cruzadas e jogos de lógica. Eles ajudam a manter a mente afiada e flexível, o que é essencial para superar o bloqueio criativo.
7 – Escreva sem pensar
Escreva sem pensar, não revise ou corrija nada. Escreva o que vier na cabeça, sem se preocupar com o que está escrevendo. Isso pode ajudar a desbloquear a criatividade e trazer novas ideias.
Em síntese, escrever é um ato de muita sensibilidade. Esperamos que com essas dicas essa tarefa seja muito menos complexa do que você imagina. Lembre-se: o bloqueio criativo pode ser um período difícil, mas ele vai passar.
Nós da Editora Labrador, estamos aqui para te auxiliar no processo e na realização do seu sonho.