Skip to main content

A arte de ser blogueiro: 04 dicas essenciais

Toda semana aqui na Labrador sai um post fresquinho para nossos seguidores lerem!

São temas variados e relacionados ao mercado editorial, e uma vez por mês ainda publicamos uma entrevista com uma personalidade do ramo. A cada novo post, aprendemos um pouco mais sobre o que funciona e o que não funciona em um blog.

Mas, afinal, depois de todos esses textos, o que descobrimos sobre a arte de ser blogueiro? É disso que trata o post desta semana!

Na verdade, o que aprendemos caberia em um livro, mas resolvemos compartilhar com vocês 04 dicas essenciais para todos os autores que desejam aprender mais sobre como ser um blogueiro de sucesso e divulgar ainda mais seus trabalhos. Esperamos que ajudem!

  1. Títulos chamativos atraem mais atenção

Se o seu objetivo é fazer com que as pessoas cliquem em algo, você precisa de um título chamativo! Ele tem que ser interessante, curto e provocativo. Dar um spoiler logo no título pode ser uma estratégia útil, porque as pessoas já ficam sabendo exatamente o que vão encontrar no post.

  1. Você não precisa escrever demais

É melhor escrever uma frase do que um artigo enorme. Essa dica é importante para novos escritores e blogueiros: evite o instinto de cobrir obsessivamente o assunto. Escreva a parte mais interessante logo no início (você quer o assunto claramente explicado na primeira frase) e, se você realmente achar que vale a pena escrever mais, simplesmente direcione as pessoas para uma leitura mais profunda. Se o assunto é imediatamente compreensível na manchete, se o tema em si é interessante e se a publicação é curta o suficiente para ser lida rapidamente, as pessoas leem o post.

  1. Não se deixe abater

As pessoas que comentam as postagens aqui do blog costumam ser bem legais, apenas dizendo alguma variante de “ah, legal” ou “confira essa matéria relacionada”. Isso é ótimo. Por outro lado, há um exército lá fora pronto para ressaltar e apontar os seus defeitos. As pessoas mal-humoradas adoram escrever comentários no blog – e elas são muito mais motivadas a deixarem um comentário do que as pessoas que estão simplesmente aproveitando seu conteúdo. Assim, não se deixe abater por críticas destrutivas, que não têm uma intenção genuína de enriquecer seu post ou trazer uma discussão pertinente ao post.

  1. Cite sempre, sempre, suas fontes

Se você encontrou o tema de seu post através de um blog, inclua um link que leve o leitor até ele (a postagem específica, se possível) no final da sua publicação. Não roube fotos. O Flickr possui um excelente recurso de pesquisa avançada que permite que você encontre fotos licenciadas da Creative Commons (incluindo para uso comercial).

Se você tem a intenção de um dia publicar fisicamente seus posts, mas está começando no mundo on-line, você precisará aprender a lidar com citações e referências. E é melhor descobrir isso enquanto você está no mundo virtual do que quando tem um prazo específico para cumprir. (Não estou dizendo que você precise de notas de rodapé e referências bibliográficas em suas postagens, mas você definitivamente deve manter uma lista de fontes e incluí-las em sua postagem, quando for o caso). Além disso, embora também sejamos fã da Wikipédia, tenha cuidado ao basear uma história em algo que você encontrou lá – há muitas informações falsas ou erroneas nessa imensa enciclopédia virtual.

Editora Labrador

A Labrador é uma editora de autopublicação, especializada na publicação e distribuição de livros físicos e digitais para autores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MANUAL GRÁTIS