O sucesso da escrita depende de alguns fatores, como trabalho duro, imaginação, paixão… e um pouquinho mais de trabalho duro. Escrever um romance é uma tarefa ambiciosa e envolve muito mais fatores do que a edição, a publicação e a comercialização do livro.
Tendo isso em vista, selecionamos 12 dicas para ajudar autores de ficção ao longo do processo de escrita. Use-as como um guia inspirador e – melhor ainda! – imprima uma cópia para colocar na mesa do seu escritório, na porta de geladeira ou em algum lugar pelo qual você sempre passe. Assim, você será constantemente lembrado de não deixar suas ideias de lado.
Vamos lá:
- Leia mais ficção do que você escreve.
- Analise as histórias de livros, filmes e programas de televisão que você ama e tente descobrir o motivo de elas terem te conquistado. Pense: o que funciona na narrativa? E o que o desmotiva a seguir com ela?
- Não escreva para o mercado. Conte a história que está em seu coração (é brega, mas é o que realmente o incentivará a escrever).
- Algumas das melhores ficções vêm da vida real. Anote histórias, casos, fatos curiosos e interessantes que acontecerem com você ou ao seu redor.
- A vida real também é uma ótima fonte de inspiração para personagens. Olhe as pessoas ao seu redor, como amigos, familiares e colegas de trabalho. Amplie os aspectos mais fortes de suas personalidades ou até mesmo misture as características de um com as de outro. Você estará a caminho de criar um elenco de personagens credíveis.
- Os personagens mais realistas e convincentes são defeituosos. Afinal, ninguém é completamente bom nem completamente ruim. Encontre algo de bom sobre seu vilão e algo de obscuro no passado de seu herói.
- Considere cuidadosamente o ponto de vista narrativo. A história que você tem em mente é melhor contada em primeira pessoa ou em terceira pessoa? Se você não tem certeza, escreva algumas páginas de acordo com dois ou mais pontos de vista, um de cada vez, para ver o que funciona melhor.
- Quando já tiver algumas páginas escritas, peça a um amigo ou familiar de confiança que as leia. Pergunte a ele sobre o ritmo da história: está rápida demais? Ou, ao contrário, ele bocejou durante a leitura? Os detalhes narrados acompanham a velocidade de ação dos personagens, ou você passa dez páginas em uma descrição, enquanto seus personagens vão de um ponto A a um ponto B em duas linhas? Preste atenção no ritmo!
- Certifique-se de compreender a estrutura dos três atos: toda história precisa de um começo, um meio e um fim.
- Não tenha medo de misturar gêneros. Uma história de terror pode ter momentos engraçados e um thriller pode ter um pouco de romance.
- Dê aos leitores espaço para pensar. Você não precisa contar sua história com detalhes minuciosos, incluindo cada minuto da linha do tempo da trama ou todos os pensamentos dos personagens. Forneça alguns pontos e confie que o leitor será capaz de conectá-los e preencher eventuais lacunas de tempo.
- Divirta-se. Se você não estiver gostando de escrever, então talvez essa não seja a história certa para você. Se você estiver escrevendo um romance, experimente outro tipo de escrita, como poesia, textos informativos, técnicos ou turísticos. Esteja disposto a experimentar e você encontrará o seu caminho.