“Meu romance histórico Os Gritos da Independência será eterno. Depois de dez anos de pesquisas, é pura história do Brasil em forma de ficção. Diria algo inédito: ficção verdadeira? Ou pelo menos será como em muitos filmes por aí, ‘baseados numa estória real’.
O ideal era editá-lo antes do 7 de Setembro dos 200 Anos da Independência. Foi então que contei com a absoluta eficiência (e talvez até prioridade) da Editora Labrador, seja na análise e revisão dos originais, seja na criatividade das propostas de capa, seja enfim no cumprimento da meta, já que o romance foi lançado no dia 5 de Setembro de 2022.
O perfeito teria sido o romancista terminar o livro um ou dois semestres antes. Infelizmente o Carlos Orcesi apenas conseguiu finalizá-lo nas férias do verão de 2022, apesar do mar azul, da bike a me convidar, da raia de natação à espera de pelo menos uma hora diária. A Labrador pode muito, e no meu caso fez tudo que pode, menos tomar meus dedos na marra e escrever o livro que, um pouco atrasado, ainda estava no coração e na mente do escritor.”