Skip to main content

Qual é a chave para um bom desenvolvimento textual?

Organização. Pode não parecer, mas a organização é a sua maior aliada no processo de escrita. Quando você está preparando um texto do tipo que for – técnico, literário, poético, jornalístico – é importante ter em mente aonde você quer chegar com ele, traçar um objetivo.

Tendo um objetivo em vista, é sempre bom planejar e mapear o desenvolvimento da escrita: se seu objetivo é informar, a linguagem deve ser simples e concisa, para que a experiência de leitura seja a mais dinâmica possível. Já se seu objetivo é levar o leito à reflexão, o uso de figuras de linguagem como metáforas e metonímias pode ser interessante. E é necessário ter em mente que a forma muitas vezes é tão importante quanto o próprio conteúdo, se não mais! Textos informativos devem ser organizados de modo que o mais importante seja dito logo no início, enquanto textos poéticos podem se voltar mais para a disposição sonora ou imagética das palavras, por exemplo.

Para ajudá-los nessa organização, a Labrador separou algumas práticas que podem ser úteis no dia a dia de qualquer escritor. Confira abaixo e fique por dentro das mais valiosas dicas!

 

Escolha um tema

Abordamos em posts passados a inspiração: como ter boas ideias e colocá-las no papel. Entretanto, muitas vezes nos interessamos por um tema, mas não o conhecemos com profundidade. Ou ainda é um tema novo, importante para sua área de trabalho ou de pesquisa, mas ainda desconhecido por você. Nesse caso, o primeiro passo é a pesquisa. Procure material sobre o assunto e tente encontrar um ângulo inédito a partir das lacunas deixadas por outros autores. Um bom embasamento abre caminhos e torna o processo mais descomplicado.

Defina os objetivos

Agora que você já descobriu sobre o que quer falar, trace um objetivo. O que o leitor deve absorver do seu texto? Ou como deve se sentir ao lê-lo? Por que o texto é importante? A partir de questões como essas, você começa a refletir sobre as direções que sua publicação deve tomar. Assim, tudo o que você escrever deve servir como suporte para seu objetivo, cujo papel é exatamente manter o texto nos trilhos.

Crie uma lista com os tópicos que você deseja abordar

Enquanto você realiza o processo de pesquisa, anote as ideias que aparecem em sua mente. É como um processo rápido de brainstorming, que não precisa ser alongado nesse momento. Passar as ideias rapidamente para o papel evita a ansiedade de passar para o processo de escrita antes da hora – isto é, antes de as ideias estarem devidamente organizadas – e auxilia a e se manter focado na etapa de pesquisa.

Planeje, revise e elimine

Finalmente! Chegou a hora de organizar a lista com todos os pontos que seu texto pretende percorrer. O momento de colocar em ordem o que é de suma importância e deixar de lado o que não faz tanto sentido, para enfim estruturar seu texto. Para um texto técnico, um bom método é ordenar num sentido lógico as informações, em função da relevância que ocupam no artigo. Já para um texto poético, veja se o encadeamento das palavras e frases instigam o leitor, levando-o ao universo pretendido por você.

Editora Labrador

A Labrador é uma editora de autopublicação, especializada na publicação e distribuição de livros físicos e digitais para autores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MANUAL GRÁTIS