Se você é um novo escritor e busca conselhos sobre como aperfeiçoar sua escrita, nós da Labrador estamos aqui para te auxiliar em toda sua jornada até a autopublicação.
Confira abaixo algumas dicas especiais para quem está iniciando e ainda se sente um pouco inseguro para publicar o seu primeiro livro. Mãos à obra!
Leia, leia e leia!
À primeira vista parece uma dica simples, mas ela faz todo sentido. Ler é uma ótima maneira para aprender sobre escrita e desenvolver sua própria voz. Escritores consagrados, como os norte-americanos Stephen King e James Patterson, têm em suas rotinas o hábito de escrever e, inclusive, indicar leituras. Adquirir vocabulário e entender como a construção da narrativa funciona é fundamental para o desenvolvimento de novas histórias.
Escreva regularmente
Todo ofício requer prática para se tornar uma verdadeira proficiência, e a escrita não é exceção. A menos que seja uma das poucas pessoas sortudas, você não se tornará um autor premiado por acidente. Portanto, faça da escrita um hábito para manter suas habilidades afiadas. Você pode, por exemplo, definir uma hora para escrever todos os dias e, com a ajuda de um gatilho, isso se torna ainda mais natural. Desse modo, se deseja escrever pela manhã, você deve se levantar, ir ao banheiro, tomar café e começar a escrever.
Seja crítico com seu próprio trabalho
Sempre revise e edite seus escritos antes de compartilhá-los com outras pessoas. Um livro é um diamante e precisa ser lapidado. E claro, seja gentil consigo mesmo e faça revisões apenas quando necessário, sem abusar.
Aprenda sobre a técnica
Estude os elementos da escrita como narrativa, personagem, diálogo e descrição. Existem diversas técnicas que podem ser colocadas em prática para escrever ainda melhor, de forma coerente e concisa.
Seja aberto para feedback
Peça opiniões e sugestões de outros escritores e leitores para melhorar sua escrita. Você pode procurar profissionais que oferecem esse tipo de serviço para te auxiliar. Também pode ser alguém de sua confiança, de preferência pessoas que gostem de ler o gênero do seu livro. Outra opção são os leitores betas, pessoas que analisam obras e que podem te dar conselhos valiosos antes da publicação. Tenha em mente que todas essas considerações podem ajudar a melhorar ainda mais o seu trabalho.
Tenha paciência
Escrever é um processo que leva tempo e prática. Então, não desanime se as coisas não saírem perfeitas logo de cara.
Leve em consideração os fatores
Por fim, antes de publicar, tenha em mente quais são os fatores que importam para você e pesquise bem as diferentes editoras. Você gostaria de uma qualidade editorial premium? Distribuição física do livro nas livrarias de todo o Brasil e do livro digital em todo o mundo? E a distribuição em canais digitais alternativos, como na Biblioteca Virtual Universitária, para que milhões de estudantes tenham acesso ao seu livro?
Na Editora Labrador você tem tudo isso e muito mais. Solicite seu orçamento sem compromisso!