Mosaico - Editora Labrador
Geral

Mosaico

Atualizado em por Editorial Labrador
Imagem do post Mosaico

Certa vez, o escritor e crítico José Castello definiu a crônica como um gênero brasileiro, pois nenhum outro permitia a liberdade e a mestiçagem proporcionadas pela crônica. “Haverá algo mais indicativo do que é o Brasil?”, ele pergunta. Gênero sem fronteiras, que não exige definição, formalidade ou sequer originalidade, ela precisa apenas ser verdadeira consigo mesma e oferecer diferentes respostas para a indagação: “Quem sou eu?”.

Talvez seja por essa busca da identidade que o brasileiro se reconheça tanto em um gênero que lhe possibilite ser quem ele é, sem restrições, e lhe dê a liberdade necessária para dizer do que precisa e ainda ser literatura.

Foi com esse gênero genuinamente brasileiro que Luísa Peleja se identificou na condição de leitora. Mais que isso: foi nele que se arriscou como escritora. Não é pouca a coragem exigida pela crônica, pois, mesmo que dispense definições ou regras, ela demanda de seu autor uma entrega sem reservas: para ser um cronista, é necessário, antes de tudo, sujeitar-se à exploração de desconhecidos.

Luísa é essa cronista em crescimento, que vai se descobrindo enquanto leva o leitor na jornada. Sem pretensões, fluida, leve e gentil, como a vida deve ser. Escreve para se definir e para alcançar um leitor que precisa de definição – como uma amiga que oferece colo. Às vezes se mostra a mulher que descobre a força de um batom vermelho; noutras, uma menina que vê a neve pela primeira vez. E, em todas as passagens, explora os limites de si mesma para responder à pergunta: “Quem é Luísa?”.

São pequenos textos assim que nos fazem perceber os singelos detalhes que nos formam, o fato de não sermos uma massa única, uma única definição, mas um grande mosaico de momentos, lembranças e emoções. Por isso, mais acertado seria alterar a pergunta que guia este livro: “Quem são Luísa?”.

Essa busca da nossa melhor versão vem para incluir Luísa Peleja em uma geração de cronistas que explora as novas exigências de seu tempo: mais dinâmico, mais integrado, mais conectado. E, como escritora em desenvolvimento, ela tem se revelado uma grande promessa.

Love love love, Labrador

 

Ícone Editora Labrador
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.