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A capa: este mar de possibilidades

     Como escolher a capa do seu livro? Qual percurso seguir até a arte final? Como definir a relevância das formas e imagens? No post de hoje, trazemos uma série de dicas para a triagem de ideias no processo de criação de uma capa!

      Uma boa estética pode influenciar de maneira direta a decisão de compra do consumidor. Apesar do ditado “não julgue um livro pela sua capa”, isso acontece com mais frequência do que se imagina, principalmente nos tempos atuais, em que somos bombardeados por uma infinidade de informações diferentes. Neste cenário de competição por atenção, a maioria dos vencedores é composta, de fato, dos que apostam num conteúdo cativante e estilisticamente bem apresentado.

Abaixo, compilamos algumas dicas para você ficar ligado no desenvolvimento da capa do seu livro!

  • Imagem X desenho gráfico

Uma das primeiras decisões visuais a serem tomadas é esta: ter como base uma fotografia ou se valer de uma ilustração. Cada caso é um caso: não há resposta certa. Para chegar a uma conclusão, deve-se fazer uma série de reflexões acerca de sua obra. Com o gênero em mente, é possível formular algumas opções. Por exemplo, se o seu livro for uma biografia ou possuir um caráter não ficcional, pode-se pensar numa capa com uma foto representativa. Tudo depende do alinhamento do conteúdo com a forma.

 

  • O poder das cores

A seleção de uma cor predominante na identidade visual do seu projeto é essencial. Através de uma boa escolha de cor, se transmite ao potencial leitor uma ideia do que ele encontrará dento do livro. Por exemplo, a cor verde geralmente é associada a obras que abordam assuntos de saúde ou jardinagem. Para esses temas, uma identidade traçada a partir da cor preta talvez não seja a melhor, tendo em vista as expectativas dos leitores que se interessariam por esse tipo de livro.

 

  • Pensamento estratégico

Mantenha sempre no seu radar o público alvo. Esse fator pode ser um grande auxiliar na hora de tomar decisões. Se possível, realize uma pesquisa de mercado: ao compreender o que está nas prateleiras, você gera insights e ainda adquire uma boa visão geral a respeito daquilo que seu público alvo consome.
 

  • Confie no seu profissional

Ao contratar um profissional da área de comunicação visual, dê a ele o máximo de informações a respeito do livro, de suas expectativas e de seu público alvo. Tente transmitir com clareza o que você sonha para o seu exemplar. Entretanto, apesar de tudo isso, leve em conta a experiência profissional do designer. Nem sempre as coisas sairão da maneira como você imaginava, e isso não é necessariamente algo ruim. Muitas capas maravilhosas nascem da confluência de ideias entre autor, editor e capista, mas, muitas vezes, uma ideia que parece maravilhosa na cabeça do autor e até do editor pode não dar certo na prática – e um bom capista é capaz de prever isso. Portanto, é fundamental que o escritor confie nas habilidades e formação de seu designer.

Editora Labrador

A Labrador é uma editora de autopublicação, especializada na publicação e distribuição de livros físicos e digitais para autores independentes.

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