Odair Quintella
Nasceu na cidade do Rio de Janeiro, nos idos de 1945, quando a Segunda Guerra ainda nem tinha terminado. Começou a trabalhar com 17 anos na revista O Cruzeiro, onde desempenhou a função de revisor e adquiriu o prazer pela leitura e pela escrita. Na redação da revista conheceu o genial Ziraldo Alves Pinto, que o incentivou a fazer cartuns.
Formou-se como engenheiro mecânico, em 1969, pela antiga Escola de Engenharia da Universidade do Brasil, hoje Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Aos 59 anos, diplomou-se no mestrado da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense (UFF) e, a partir daí, sua principal atividade passou a ser o magistério na pós-graduação em Gestão Empresarial. Antes de completar 75 anos, decidiu mudar o rumo da sua vida profissional e se autoproclamou escritor. Parou com a atividades laborativas remuneradas e iniciou a sua trajetória de contador de causos. Escreveu seu primeiro livro, 75 Amigos – Causos (quase) verídicos para comemorar os 75 anos de vida e, agora, como comemoração dos 80 anos (se fosse casamento, seria bodas de carvalho), publica o A Volta ao Mundo com 80 Amigos.