Editora tradicional x autopublicação: confira 6 principais diferenças antes de escolher onde publicar seu livro - Editora Labrador
Curiosidades Mercado

Editora tradicional x autopublicação: confira 6 principais diferenças antes de escolher onde publicar seu livro

Atualizado em por Editorial Labrador
Pilha de livros lançados pela Editora Labrador

Você já ouviu histórias de pessoas que tentaram publicar seus livros, mas foram recusados por editoras? Um dos exemplos mais famosos é o de Stephen King, cujo primeiro romance, Carrie, a Estranha, foi rejeitado por 30 editoras antes de finalmente ser publicado. 

Hoje, felizmente, há outras formas de publicar o seu tão sonhado livro. Uma das melhores alternativas são as editoras de autopublicação, um modelo que vem atraindo cada vez mais autores:

  • Uma pesquisa da Book Publishing Market aponta que editoras de autopublicação representam uma parte crescente do mercado editorial, com projeção de crescimento superior a 12% ao ano até 2026. Esse crescimento está relacionado à crescente demanda por editoras que oferecem soluções para autopublicação, já que cada vez mais autores buscam formas de ter mais controle sobre suas obras sem abrir mão da qualidade editorial.
  • A Editora Labrador, especializada em serviços premium de autopublicação, registrou um crescimento de 30% em 2024. Esse aumento reflete a procura crescente por serviços de autopublicação de alta qualidade no Brasil. 

A “porta aberta” para publicar e o maior controle do autor durante a produção são algumas das principais diferenças entre uma editora tradicional e uma de autopublicação – mas há outros detalhes que também importam. Confira a seguir e boa leitura!

1. Porta de entrada

  • Editora Tradicional: O autor envia seu original para a editora, que pode aceitar ou rejeitar o trabalho. Esse processo de avaliação pode levar de alguns meses a alguns anos, e muitas editoras tradicionais mal respondem aos autores.
  • Editora de Autopublicação: O contato com a editora é muito mais direto, ágil e facilitado. 

2. Controle Criativo

  • Editora Tradicional: A editora tem total controle sobre o produto final, podendo sugerir mudanças no texto, no título ou até mesmo na capa. O autor tem menos liberdade nesse sentido.
  • Autopublicação: O autor tem maior controle, aprovando todas as etapas de produção do livro, como preparação de texto, revisão, projeto gráfico e design de capa.

3. Custos e Investimentos:

  • Editora Tradicional: A editora arca com os custos de produção, como edição, design, impressão e distribuição. O autor não paga por esses serviços, mas, em troca, a editora fica com uma parte significativa dos lucros.
  • Editora de Autopublicação: O autor geralmente assume os custos da produção e publicação.

4. Distribuição e Marketing

  • Editora Tradicional: A editora geralmente tem maior capilaridade e cuida do marketing, embora a extensão desse serviço possa variar dependendo do contrato. Vale lembrar que, em editoras tradicionais, o autor muitas vezes é apenas mais um, então não há tanta proximidade e personalização.
  • Editora de Autopublicação: A editora publica o livro nas plataformas de venda e/ou no site da própria editora. O autor é o principal responsável pelo marketing da obra, mas a editora pode dar suporte para essas ações. A Editora Labrador, por exemplo, organiza eventos de lançamento em livrarias, distribui os livros em livrarias físicas e virtuais, na Biblioteca Virtual da Pearson, Skeelo, Árvore, entre muitos outros canais.

5. Lucro e Royalties

  • Editora Tradicional: O autor pode receber um adiantamento, ou seja, um pagamento antecipado pelos royalties das vendas futuras. Os royalties variam, geralmente, entre 5% e 10% do preço de capa, dependendo do tipo de contrato.
  • Editora de Autopublicação: O autor fica com uma porcentagem maior dos lucros. 

6. Tempo de Publicação

  • Editora Tradicional: O processo é mais demorado. As editoras recebem uma quantidade enorme de originais, o que faz com que a publicação possa levar anos.
  • Editora de Autopublicação: A publicação é muito mais rápida. No caso da Editora Labrador, o tempo para o livro ficar pronto é de 140 dias. 

Os dois modelos têm seus prós e contras. Portanto, a escolha entre uma editora tradicional ou de autopublicação depende dos objetivos do autor. Para ajudar na sua decisão e fornecer insights sobre o melhor caminho a seguir, recomendamos que assista ao vídeo abaixo:

Resumo:

Qual é a principal diferença entre editora tradicional e autopublicação?

Na editora tradicional, o autor precisa ser aprovado e tem menos controle criativo. Na autopublicação, o autor participa de todo o processo e mantém maior liberdade sobre a obra.

Quanto tempo leva para publicar um livro pela Editora Labrador?

O processo completo leva em média 140 dias, desde o envio do original até o livro pronto para venda.

Quer publicar seu livro com a Editora Labrador? Envie seu original e teremos muito prazer em fazer um orçamento sem compromisso.

Aproveite e veja também:
Confira 17 elementos que não podem faltar no seu livro e vão muito além da história
5 dicas para um evento literário de sucesso
Como escrever um livro infantil?
3 problemas para evitar na autopublicação de um livro

Ícone Editora Labrador
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.