Você já ouviu histórias de pessoas que tentaram publicar seus livros, mas foram recusados por editoras? Um dos exemplos mais famosos é o de Stephen King, cujo primeiro romance, Carrie, a Estranha, foi rejeitado por 30 editoras antes de finalmente ser publicado.
Hoje, felizmente, há outras formas de publicar o seu tão sonhado livro. Uma das melhores alternativas são as editoras de autopublicação, um modelo que vem atraindo cada vez mais autores:
- Uma pesquisa da Book Publishing Market aponta que editoras de autopublicação representam uma parte crescente do mercado editorial, com projeção de crescimento superior a 12% ao ano até 2026. Esse crescimento está relacionado à crescente demanda por editoras que oferecem soluções para autopublicação, já que cada vez mais autores buscam formas de ter mais controle sobre suas obras sem abrir mão da qualidade editorial.
- A Editora Labrador, especializada em serviços premium de autopublicação, registrou um crescimento de 30% em 2024. Esse aumento reflete a procura crescente por serviços de autopublicação de alta qualidade no Brasil.
A “porta aberta” para publicar e o maior controle do autor durante a produção são algumas das principais diferenças entre uma editora tradicional e uma de autopublicação – mas há outros detalhes que também importam. Confira a seguir e boa leitura!
1. Porta de entrada
- Editora Tradicional: O autor envia seu original para a editora, que pode aceitar ou rejeitar o trabalho. Esse processo de avaliação pode levar de alguns meses a alguns anos, e muitas editoras tradicionais mal respondem aos autores.
- Editora de Autopublicação: O contato com a editora é muito mais direto, ágil e facilitado.
2. Controle Criativo
- Editora Tradicional: A editora tem total controle sobre o produto final, podendo sugerir mudanças no texto, no título ou até mesmo na capa. O autor tem menos liberdade nesse sentido.
- Autopublicação: O autor tem maior controle, aprovando todas as etapas de produção do livro, como preparação de texto, revisão, projeto gráfico e design de capa.
3. Custos e Investimentos:
- Editora Tradicional: A editora arca com os custos de produção, como edição, design, impressão e distribuição. O autor não paga por esses serviços, mas, em troca, a editora fica com uma parte significativa dos lucros.
- Editora de Autopublicação: O autor geralmente assume os custos da produção e publicação.
4. Distribuição e Marketing
- Editora Tradicional: A editora geralmente tem maior capilaridade e cuida do marketing, embora a extensão desse serviço possa variar dependendo do contrato. Vale lembrar que, em editoras tradicionais, o autor muitas vezes é apenas mais um, então não há tanta proximidade e personalização.
- Editora de Autopublicação: A editora publica o livro nas plataformas de venda e/ou no site da própria editora. O autor é o principal responsável pelo marketing da obra, mas a editora pode dar suporte para essas ações. A Editora Labrador, por exemplo, organiza eventos de lançamento em livrarias, distribui os livros em livrarias físicas e virtuais, na Biblioteca Virtual da Pearson, Skeelo, Árvore, entre muitos outros canais.
5. Lucro e Royalties
- Editora Tradicional: O autor pode receber um adiantamento, ou seja, um pagamento antecipado pelos royalties das vendas futuras. Os royalties variam, geralmente, entre 5% e 10% do preço de capa, dependendo do tipo de contrato.
- Editora de Autopublicação: O autor fica com uma porcentagem maior dos lucros.
6. Tempo de Publicação
- Editora Tradicional: O processo é mais demorado. As editoras recebem uma quantidade enorme de originais, o que faz com que a publicação possa levar anos.
- Editora de Autopublicação: A publicação é muito mais rápida. No caso da Editora Labrador, o tempo para o livro ficar pronto é de 140 dias.
Os dois modelos têm seus prós e contras. Portanto, a escolha entre uma editora tradicional ou de autopublicação depende dos objetivos do autor. Para ajudar na sua decisão e fornecer insights sobre o melhor caminho a seguir, recomendamos que assista ao vídeo abaixo:
Quer publicar seu livro com a Editora Labrador? Envie seu original e teremos muito prazer em fazer um orçamento sem compromisso.
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