Se você for agora mesmo pegar um livro em sua estante, irá perceber que alguns deles possuem lombadas para a direita e outros, lombadas para a esquerda. Notou? Há quem prefira o primeiro modelo e outros, o segundo. Ao escolher a direção da lombada, você automaticamente está priorizando o livro pela posição vertical ou horizontal da leitura. Mas afinal, existe um tipo certo de lombada? É sobre isso que vamos discutir no texto de hoje do nosso blog.
No modelo europeu, a lombada é posicionada invertida, ou seja, o título se encontra de baixo para cima, o que facilita quando o livro está empilhado na vertical. Desse modo, a leitura deve ser de baixo para cima, da esquerda para a direita, muito semelhante à forma como escrevemos. No entanto, a lombada europeia quando empilhada na mesa não apresenta uma estética agradável, pois o título se encontra de “cabeça para baixo”.
Em contrapartida, o modelo americano posiciona a lombada de cima para baixo, dificultando a leitura quando o livro está na vertical. Portanto, nesse modelo, o livro deve estar na horizontal. Muitos blogueiros tem preferência por esse modelo, já que apresentam uma estética melhor para tirar fotos, pois tanto a capa quanto a lombada estão virados para a mesma posição – ou seja, para cima.
Como tudo na vida, sempre vão ter aqueles que gostam mais de um modelo do que de outro. Então, não existe certo ou errado – um tipo de lombada funciona melhor para a leitura vertical enquanto a outra é melhor para a leitura horizontal.
Já havia percebido essas diferenças nos livros da minha estante, mas não entendia muito bem o motivo nem de onde vinha esses padrões! Obrigada pelo post esclarecedor ♥️ Vou até compartilhar com os leitores do meu blog, o Janela Literária!
http://www.malusilva.com.br
Eu ainda prefiro o modelo americano. Mesmo na vertical eu o acho mais agradável, especialmente porque é muito mais orgânico, pelo menos para mim, ler algo seguindo a ordem de cima para baixo.
A maioria dos livros no Brasil são em modelo americano, não da pra colocar tudo em posição horizontal e uns poucos em vertical, o que faz com que tenhamos que organizar tudo na vertical, e fica aquela zona nas lombadas, ou colocar a maioria (americana) na vertical e alguns (europeu) na horizontal, então fica com a capa para baixo.